E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)
Deus tem mostrado que a Sua palavra não tem sido pregada da maneira que Ele pediu, a ordem aqui dada era que os discípulos dEle fossem a todo o mundo e pregassem o evangelho, esta ordem nos alcança isto também é para nós e Jesus não pediu qualificações para aqueles a quem deu a ordem.
O que vemos hoje é uma grande falta de compreensão das palavras ditas por Jesus, ou até mesmo uma distorção daquilo que Jesus falou.
Assim se tem tratado a palavra, mesmo com as advertências de que a Sua palavra não poderia ser alterada, vemos que ela não está sendo cumprida como deveria.
Nós também fomos chamados a cumprir esta ordem e quando digo nós, significa todos em quem Ele colocou o desejo no coração para pregar a palavra, Quando Jesus nos chamou, não nos perguntou se somos capazes, se temos cultura, entendimento, nível intelectual elevado, se temos uma faculdade, se falamos vários idiomas, ao contrário Jesus disse venha como estas, não pediu sequer que estivéssemos num longo caminhar com o pastor da igreja da nossa escolha, Ele só o chamou e é Ele quem irá prepara-lo para executar a ordem dada.
A palavra do Senhor transforma vidas, não precisamos sair por ai para estudar aquilo que está em nossas mãos e que Ele nos capacita a entender, ou melhor, Ele nos ensina, nos mostra como é simples executar esta obra.
Usei este texto para dizer que Jesus nos quer lendo, aprendendo e ensinando a Sua palavra, Ele quer que você se dedique ao aprendizado, mas não te pede nem um certificado.
O comodismo do mundo levou algumas pessoas a se acharem melhores que outras, levou alguns a imaginar que eles são intelectualmente melhores, que só eles podem entender e falar sobre a palavra de Deus, ledo engano a palavra de Deus é para todos, ela é acessível a todas as classes sociais, culturais, a todas as raças, Deus não fez acepção, nem escreveu a palavra para alguns espertinhos tirarem proveito. Deus nunca permitiria que a Sua palavra fosse usada para benefícios alheios ao Seu querer.
A palavra de Deus é santa, maculada, não pode ser alterada, nem interpretada conforme a vontade de cada um, Ela por si só traz o que Deus quer nos falar.
Quando nos dedicamos à leitura da palavra de Deus tudo o que fazemos é abrir um canal de comunicação com o Soberano, permitimos que Ele nos venha falar, que as Suas determinações cheguem a nós sem interpretes.
Quando fazemos uma tradução de um texto em outra língua para o nosso idioma, percebemos exatamente o que significa permitir um interprete, as palavras veem distorcidas e na maioria das vezes essas traduções podem suprimir parte do texto, assim também é a tua relação com a palavra. Deus fala a cada coração aquilo que é para Ele, o desejo do coração de cada um é que terá a resposta de Deus, isso é maravilhoso, a mesma palavra pode alcançar muitos, mas porque desejaram ouvir de Deus e Ele não se nega a responder as nossas dúvidas. Há vida na palavra de Deus, ela se apresenta conforme Deus quer que chegue a nós. Deus nos manda pregar o evangelho, mas isso significa principalmente estimular ao cristão a ir buscar de Deus, na Sua palavra e não se tornar um eterno dependente de suas lideranças.
Bem perto de você há alguém que precisa ouvir a palavra de Deus, dê a ele o início o caminho, mostre a ele onde estão as respostas, evangelize com responsabilidade, e principalmente lembre que você esta preparando outros para fazer o mesmo trabalho, o IDE do Senhor é para tantos quantos quiserem falar de Jesus.
Para poder evangelizar é necessário apenas o compromisso de dizer à verdade que está na palavra de Deus, não precisamos ser aprovados pelos homens, mas sim por Deus, se Deus colocou esse sonho ou desejo no Seu coração Ele providenciará para que isto se cumpra na tua vida.
A palavra de Deus vem sendo conturbada, distorcida e pregada conforme a vontade e a intenção de alguns, muitas interpretações tem sido feitas para benefício próprio, muitas das determinações que a palavra traz para correção de caráter têm sido suprimidas para agradar aos ouvintes, isso não é evangelizar, isso não faz parte do IDE do Senhor; Deus esta pedindo para que se respeite aquela palavra que Ele escreveu, que nem uma vírgula seja removida ou colocada para alterar o sentido do texto, mas infelizmente temos ouvido absurdos que justificam dizendo, mas está na bíblia, e podemos ver que lá esta, mas que não condiz com o que Deus está falando, é mero jogo de palavras e não tem nem um fundamento.
Não tenho teologia, não sou catedrático, se é que cabe o termo, mas Deus tem me mostrado que os crentes estão sendo enganados, o crer já não é mais o mesmo que Jesus pregou hoje o crer na maioria das vezes não funciona, porque ninguém quer ensinar ao irmão a ir buscar na palavra, preferem receber um salário mensal para dizer a este irmãozinho só aquilo que ele quer ouvir, pregar o Evangelho é principalmente mostrar que para cada promessa feita pelo Senhor existem obrigações a ser cumpridas.
O livro de Deuteronômio nos mostra as bênçãos que serão derramadas e logo em seguida as maldições a quem deixar de cumprir com o que Deus determinou em Sua Lei; Vivemos pela GRAÇA sim, mas a graça é para quem crê e anda junto com Jesus, para aqueles que dizem crer e andam com o inimigo a graça não existe, ou seja ele( o inimigo) não passa de um sem graça.
Leia a palavra, busque nela as respostas para a sua vida, não compre a resposta que quer ouvir só porque alguém lhe disse que sabe interpretar a bíblia, leia e creia que Jesus entrará no teu coração e te dará a resposta ou a benção que você esta buscando.
Aprenda a confiar no Deus em você para poder receber as promessas a você feitas, não pelo individuo que esta tentando te vender a benção, mas pelo Deus, Pai e Soberano que promete e cumpre com o prometido.
Deus é fiel, você lê isso em todo o lugar, mas quantos conhecem o termo fidelidade, quantos esperam em Deus , quantos buscam em Sua palavra as respostas do Deus fiel. Amém
Pra. Maria do Rocio