Jesus falou: Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.
Jesus Cristo veio ao mundo para nos transmitir uma mensagem: Deus é amor, Deus ama cada homem individualmente. Como bom conhecedor da humanidade, como bom conhecedor do homem utilizou diversos caminhos para que entendêssemos esta verdade: sua palavra, seu exemplo, suas parábolas, suas comparações... O Evangelho de hoje nos apresenta uma bela imagem deste amor: a figura do Bom Pastor.
Entre os ouvintes de Jesus, muitos eram pastores de ovelhas, pessoas simples que cuidavam de seus animais com a mesma dedicação, estavam sempre junto delas e as tratavam individualmente, cuidavam não só das suas necessidades, mas as tratavam, cuidavam de suas feridas e também sabiam a hora de as corrigir para que não dispersassem e assim acabassem na boca do lobo, esta é a mensagem que deve ser passada, somos ovelhas de um rebanho, o rebanho do Senhor, mas também somos ovelhas de rebanhos cujos pastores devem seguir o exemplo de Jesus. A maioria destas ovelhas hoje esta abandonada, largada a própria vida e o lobo anda ao derredor a espreita de qualquer descuido para agarra-las.
Ser o bom pastor é uma árdua tarefa, é muitas vezes renunciar a si mesmo para poder dar assistência a uma ovelha ferida; Essa é a situação que mais vemos, ovelhas feridas, ovelhas mal tratadas, multidões de ovelhas que nem sabem para que lado correr se o lobo aparecer, precisamos de pastores conscientes que busquem, mas que cuidem das ovelhas. Quem conhece a palavra de Deus sabe que o pastor que não for cuidadoso será cobrado pelas ovelhas que deixar perecer. Jesus ensinou-nos a tratar as Suas ovelhas e nos deixou esta tarefa, façamos então da melhor maneira, não nos adianta querer rebanhos enormes para entregá-los ao inimigo, Amém
Pra. Maria do Rocio