Culto do dia 22.10.2013 – texto -Salmos 40:1-3
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Há certas coisas pelas quais vale a pena esperar. Aquele que não sabe esperar pode atrair para si situações de desconforto, ou pode cair nas armadilhas do diabo. Provérbios 21.5 nos adverte sobre ser diligente, diz assim: "Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza".
O Salmo 40 se inicia com a frase "Esperei com paciência no Senhor...". A espera aqui não é no homem, mas no Senhor, pois o homem pode falhar conosco, ao passo que Deus sempre nos honrará, e no tempo certo fará com que sejamos elevados a sua presença. Quando aprendemos aesperar no Senhor teremos as melhores coisas, pois Deus quer o melhor para nós.
"...Ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro", a palavra inclinar-se vem do termo hebraico hjn– natah e tem como significado inclinar-se, dobrar-se, curvar-se para baixo; Isto mostra que Deus está como que fazendo um esforço para ouvir nossas orações. A palavra ouvir, que vem da palavra hebraico emv – shama, que traz o significado de entender, perceber, ouvir com atenção, conceder pedido.
O significado destas palavras nos mostra claramente que Deus não apenas está atento às nossas orações, mas também responde cada uma delas. Por toda a Palavra de Deus temos respaldo para crer que quando oramos a Deus em sinceridade, não estamos jogando palavras ao ar, mas estamos estabelecendo um elo de ligação entre Ele e nós. Vamos ver alguns textos que nos garantem a verdade de que Deus nos ouve: Salmo 34:4, "Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores". O salmista afirma em sua oração que procurou ao Senhor e foi por Ele acolhido, livrando-o de todos os seus temores. Lamentações 3.55-57, Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor. De mim te aproximaste no dia em que te invoquei” Porém nossas orações devem expressar nosso anseio pelo Senhor: Salmo 130:6, "A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. anseio que Davi demonstrava em sua busca ao Senhor. 1 Cr 22.19, "Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus...". em nossa busca ao Senhor devem estar envolvidos "coração e alma", todos os nossos sentimentos. E desta maneira encontraremos ao Senhor. "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração", Jr 29.13. Amém
Pra. Maria do Rocio