INTERCEDER POR CURA E CONQUISTAR A VITÓRIA NO TRIBUNAL DE DEUS
1 - Agradecimentos
2 - Introdução
3 - Onde a intercessão acontece
4 - O Tribunal de Deus
5 - A prioridade da sentença é para o filho
6 - O seu papel: entrar na brecha ao lado de Jesus
7 – Agir com ousadia e apresentar a sua petição no Tribunal de Deus
8 - Confiar na sentença do Tribunal de Deus
9 - Um modelo de oração diante do Tribunal de Deus
10 - Conclusão
1 - Agradecimentos
Quero agradecer primeiramente ao Senhor Jesus e ao Espírito Santo por todos os ensinamentos dados em revelação.
Agradecimento também ao nosso amigo Ev. João Marcelo por conseguir captar rapidamente tudo o que foi transmitido em pequenas conversas e ter ido a fundo neste assunto que será mostrado em detalhes neste livro, também por ter permitido minha participação nesta obra.
Grato a todos do Ministério Evangelismo por Cura que somam com suas parcelas de conhecimento orações e intercessão uns pelos outros.
E que o Senhor permita que estes ensinamentos cheguem a muitas e muitas vidas.
Pr. Ricardo Costa
Muito obrigado Senhor Jesus! Pois tudo vem do Senhor e vai para o Senhor!
O conteúdo deste livro é o resultado de uma busca realizada dia a dia, noite a noite, batalha a batalha, ao lado daqueles que o Senhor escolheu para caminharmos juntos no Ministério Evangelismo por Cura.
Agradeço especialmente ao Pr. Ricardo Costa, a quem tenho a honra de chamar meu amigo, que me transmitiu o conhecimento apresentado neste livro.
Agradeço também ao Senhor pelo imenso presente e aplaudo o Senhor Jesus na vida da Andreia Olimpio, Ricardo Carvalho, Roberto Polido, nosso ministro de louvor Hebert Ferreira e, claro, minha Carolina. Sem nunca esquecer do nosso pastor Leandro Spenst.
E agradeço a você pela confiança e disposição em aprender junto conosco, enquanto lê este pequeno livro.
Ev. João Marcelo
2 - Introdução
Somos todos aprendizes aqui no Ministério Evangelismo por Cura. Nosso professor e líder do ministério, o Senhor Espírito Santo, tem nos revelado muito enquanto buscamos glorificar ao Senhor Jesus através da cura de todos aqueles que Ele encaminha para este pequeno ministério cumprir a tarefa de levar o evangelho e orar.
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ENSINARÁ TODAS AS COISAS e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” João 14:26
O Tribunal de Deus é algo sério e poderoso, que tem mudado vidas e destinos. A partir de agora tudo o que aprendemos e recebemos, você aprenderá e receberá.
O Tribunal de Deus é algo sério e poderoso, que tem mudado vidas e destinos. A partir de agora tudo o que aprendemos e recebemos, você aprenderá e receberá.
Se você verdadeiramente tem a Jesus em seu coração, independente de religião, então ao final da leitura estará pronta ou pronto para entrar em ação.
Mas antes vamos apenas passar por conceitos importantes:
O que é o milagre de cura?
O Senhor Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo em carne. Na cruz morreu e lá tomou sobre sí a punição pelos nossos pecados e também as nossas doenças, em nosso lugar, para que aquele que crê seja salvo, perdoado e curado, tanto fisicamente, quanto emocionalmente e espiritualmente, conforme está escrito:
“Certamente ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E SOBRE SI LEVOU AS NOSSAS DOENÇAS, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e PELAS SUASFERIDAS FOMOS CURADOS.” Isaías 53:4 e 5
“Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, Ele tomou sobre sí as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” Mateus 8:17
“Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, Ele tomou sobre sí as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” Mateus 8:17
O que é orar por cura?
O passo mais importante é levar para o enfermo o evangelho, não uma religião, mas a verdade bíblica de que as doenças já foram carregadas por Jesus. Ao crer ele entenderá de onde vem a sua cura e quanto ela custou para o Senhor Deus.
Orar por cura é ajudar o enfermo a crer. E então quando este crer naquilo que cremos, a oração é feita para que a nossa e a sua fé seja somada à fé dele... mas a fé com objeto bem definido: a cura já consumada na cruz.
Conheça esta Mensagem Bíblica de Cura lendo gratuitamente o livro A SUA CURA ESTÁ EM JESUS E O DIA É HOJE (disponível em português e inglês) emwww.evangelismoporcura.com.br ou escute na web rádio Vozes da Cura, 24 horas no ar em www.vozesdacura.com.br.
Quando é necessário interceder?
Nas mais diversas situações e nos mais variados motivos, além da ministração de cura descrita acima, é necessário interceder. Pessoas à distância, curas que ocorrem gradualmente e diversas outras situações que não necessariamente sejam de cura, como libertação de vícios e outros tipos de cativeiro, bloqueios ao recebimento do evangelho, pessoas “desviadas” do evangelho e várias outras.
Mas temos notado que muitas vezes a oração de intercessão comete um dos dois erros comuns:
- Pede a Deus algo que Ele já fez. A própria cura física é um exemplo disso! Pessoas intercedem pedindo para Deus curar alguém, mas quando enviou seu filho Jesus para receber as doenças na cruz no lugar das pessoas Ele já fez! E já faz 2.000 anos!
- Pede a Deus algo que Ele já nos mandou fazer. Você já ouviu aquela oração “Senhor, envia Seus anjos para visitar aquela pessoa necessitada....” quando o IDE do Senhor é para que nós nos esforcemos para cumprir esta tarefa?
Interceder é muito mais sério do que isso! Interceder é mais do que orar por alguém. Existe um lugar onde a intercessão acontece...
3 - Onde a intercessão acontece
Naturalmente, a intercessão é uma oração. Mas no caso da oração de intercessão, ela acontece no local que chamamos o Tribunal de Deus.
Muito sabemos sobre o tribunal do Senhor onde apresentaremos a nossa vida e seremos julgados. Mas aqui falamos sobre o tribunal que pode ser montado a nosso pedido, para julgar uma causa específica.
Na verdade você irá entender que o tribunal já está montado e você está sendo aguardado...
Montando o Tribunal de Deus
Sim, você pode recorrer à justiça do Senhor de um modo formal quando está intercedendo por alguém ou alguma situação específica. E não se trata de doutrina e nem de teologia, mas de um entendimento simples que tem funcionado de forma bastante clara. Acompanhe não somente com sua fé, mas com sua inteligência e decida por si mesmo sobre a verdade daquilo que está lendo em sua vida.
Quando você ora e pede, como filho, então poderá entrar no tribunal para apresentar sua petição. A Bíblia diz que você pode pedir TUDO. Ouse!
“E TUDO o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” João 14:13
4 - O Tribunal de Deus
O Tribunal de Deus é real e você precisa entender de que forma está organizado e de que forma deve entrar e colocar a sua petição.
“Assim sendo, APROXIMEMO-NOS DO TRONO DA GRAÇA COM TODA CONFIANÇA, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” Hebreus 4:16
No entanto, devo alertar para o fato de que o Tribunal de Deus não é lugar de se defender, mas lugar do culpado confesso. Lugar de se apresentar como pecador e ousar, mesmo assim, encaminhar uma petição específica para o Senhor!
"Se afirmarmos que estamos sem pecado, ENGANAMO-NOS A NÓS MESMOS, e a verdade não está em nós." 1 João 1:8
>>> Deus pai, o juiz
“Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. POIS O SENHOR É DEUS DE JUSTIÇA. Como são felizes todos os que nele esperam.” Isaías 30:18
O Senhor tem a sentença. Sua sentença não pode ser contestada, uma vez dada não existe força contrária capaz de impedi-la. Quando recebemos uma sentença em favor de nossa petição os milagres de cura e libertação mais maravilhosos ocorrem diante dos nossos olhos!
O Senhor tem a sentença. Sua sentença não pode ser contestada, uma vez dada não existe força contrária capaz de impedi-la. Quando recebemos uma sentença em favor de nossa petição os milagres de cura e libertação mais maravilhosos ocorrem diante dos nossos olhos!
“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; AGINDO EU, QUEM O IMPEDIRÁ?” Isaías 43:13
>>> Jesus, o nosso advogado de defesa
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, TEMOS UM INTERCESSOR JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, o Justo.” 1 João 2:1
O Senhor Jesus veio ao mundo em carne, sendo Deus abriu mão de sua condição para sofrer as mesmas dores e tentações. Conhece a nossa condição e em nome Dele e somente por meio Dele podemos nos dirigir ao Pai.
O Senhor Jesus veio ao mundo em carne, sendo Deus abriu mão de sua condição para sofrer as mesmas dores e tentações. Conhece a nossa condição e em nome Dele e somente por meio Dele podemos nos dirigir ao Pai.
“Disse-lhe Jesus: EU sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai SENÃO POR MIM” João 14:6
“..pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” Hebreus 4:15
Você vai entender a seguir que, ao interceder Tribunal de Deus, existe um lugar para você bem ao lado do Senhor Jesus!
Você vai entender a seguir que, ao interceder Tribunal de Deus, existe um lugar para você bem ao lado do Senhor Jesus!
>>> O Espírito Santo, a nossa testemunha.
“O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o ESPÍRITO DE DEUS.” 1 Coríntios 2:10 e 11
“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.” João 16:13
O Espírito Santo de Deus sabe de todas as coisas. Conhece o coração de todos os envolvidos na petição que você deseja apresentar. Conhece a vontade e a justiça de Deus. Somente Ele, o Espírito Santo será testemunha válida para qualquer petição apresentada no Tribunal de Deus.
Lembre-se... se você já recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, então o Espírito Santo habita dentro de você!
Lembre-se... se você já recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, então o Espírito Santo habita dentro de você!
>>> Anjos do Senhor, os oficiais de justiça
Muito se mistifica a respeito dos anjos. Estes autores apenas baseiam-se em algo muito simples e verdadeiro, pois está escrito:
“Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para SERVIR aqueles que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:14
“Porque a seus anjos ELE DARÁ ORDENS A SEU RESPEITO, para que o protejam em todos os seus caminhos” Salmo 91:11
“Porque a seus anjos ELE DARÁ ORDENS A SEU RESPEITO, para que o protejam em todos os seus caminhos” Salmo 91:11
Quando o Senhor decreta, acontece. No início dos livros falamos sobre as pessoas que oram pedindo ao Senhor para enviar anjos enquanto ficam em suas casas assistindo televisão! Não se trata disso, aqui estamos falando de executar uma sentença dada pelo Senhor, a respeito de uma petição sua, apresentada em Seu Tribunal.
>>> satanás, o acusador
“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, O INIMIGO de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” 1 Pedro 5:8
Ele é oportunista. Ele fica importunando o Senhor Deus o tempo todo, acusando, apontando o dedo, com base em acusações de pecado, de erro, de falta de oração, de tentações e armadilhas que ele colocou no caminho e a pessoa caiu... literalmente requisitando vidas para sí. Ele apela para a justiça divina pois sabe que o Senhor Deus precisa ser justo, até mesmo com ele, satanás, o inimigo.
Ele é oportunista. Ele fica importunando o Senhor Deus o tempo todo, acusando, apontando o dedo, com base em acusações de pecado, de erro, de falta de oração, de tentações e armadilhas que ele colocou no caminho e a pessoa caiu... literalmente requisitando vidas para sí. Ele apela para a justiça divina pois sabe que o Senhor Deus precisa ser justo, até mesmo com ele, satanás, o inimigo.
O exemplo que todos sempre lembram é o de Jó:
“Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e SATANAS TAMBÉM VEIO com eles para apresentar-se. E o Senhor disse a Satanás, "De onde você vem? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". Jó 2:1 e 2
E acusando Jó, em atitude de desafio a Deus:
“Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, E COM CERTEZA ELE TE AMALDIÇOARÁ na tua face. " Jó 2:5
Aqui é necessário corrigir um engano muito comum sobre cura. Na Mensagem Bíblica de Cura somos enfáticos em afirmar que o Senhor não envia doenças e não tem propósito nenhum na vida do enfermo senão curar.
Muitos questionam sobre o que o Senhor permitiu a satanás fazer com Jó.... mas, veja, Jesus levou todos os pecados e doenças na cruz, por mim, por você e pelas pessoas por quem você intercede. Mas por Jó não, Jó veio antes e estava sob a Lei, nós estamos sob a graça concedida pelo maravilhoso Senhor Jesus.
>>> Você, o filho
Neste exato momento, satanás está lá, diante do Tribunal de Deus, apresentando acusações, argumentos e até mesmo mentiras contra a pessoa ou situação por que você intercede.
“Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e SATANÁS, A SUA DIREITA, PARA ACUSÁ-LO.” Zacarias 3:1
Uma curiosidade: satanás mente para Deus, mesmo sabendo que Deus conhece toda a verdade! Quando Jesus estava no deserto jejuando, satanás ofereceu a Ele os reinos da terra, que já eram de Jesus! Tentou mentir uma vez e tentará novamente, mas sabemos que nem sempre ele precisa mentir para acusar as pessoas, pois inúmeros são os seus pecados e inesgotável é a fonte de argumentos do acusador!
E aqui chegamos no ponto crucial: o SEU papel de intercessor ao se aproximar do Tribunal de Deus.
Examine com muita atenção o que está escrito em Ezequiel 22:30 e 31:
"PROCUREI entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, MAS NÃO ENCONTREI NEM UM SÓ.
POR ISSO derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as conseqüências de tudo o que eles fizeram, palavra do Soberano Senhor".
Você percebe a gravidade do que mostra este trecho da palavra do Senhor? O Senhor procura quem entre na brecha, procura quem se oponha ao acusador e muitas vezes, não encontrando, torna-se obrigado a dar uma sentença em favor do acusador!
“Aquele que defende o meu nome está perto. Quem então trará acusações contra mim? Encaremo-nos um ao outro! Quem é meu acusador? Que ele me enfrente!” Isaías 50:8
Percebe o que acontece quando ninguém se apresenta para interceder por alguém que precisa, esteja essa pessoa certa ou não diante do Senhor? Aqui devo lembrar o que já foi dito, o Tribunal de Deus não é lugar de se defender, mas de confessar pecados e ousar encaminhar uma petição mesmo assim!
Percebe o que acontece quando ninguém se apresenta para interceder por alguém que precisa, esteja essa pessoa certa ou não diante do Senhor? Aqui devo lembrar o que já foi dito, o Tribunal de Deus não é lugar de se defender, mas de confessar pecados e ousar encaminhar uma petição mesmo assim!
5 - A prioridade da sentença é para o filho
Isso parece óbvio e naturalmente é óbvio mesmo. Entre uma acusação de satanás e uma petição de um filho, nós que temos a Jesus temos prioridade na sentença do Pai.
“E eu FAREI O QUE VOCÊS PEDIREM em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13
“E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” 1 João 5:15
Percebe que ao decidir entrar em intercessão no Tribunal de Deus você já deu o passo principal e fundamental para a vitória?
Percebe que ao decidir entrar em intercessão no Tribunal de Deus você já deu o passo principal e fundamental para a vitória?
“Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, POIS FOI LANÇADO FORA O ACUSADOR dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.” Apocalipse 12:10
Isso é tão sério que eu quero detalhar no capítulo seguinte o seu papel no Tribunal de Deus! E vai ficar bem mais sério do que você pensa....
Isso é tão sério que eu quero detalhar no capítulo seguinte o seu papel no Tribunal de Deus! E vai ficar bem mais sério do que você pensa....
6 - O seu papel: entrar na brecha ao lado de Jesus
Veja que Jesus já está na brecha por todos, aqueles que O conhecem e até aqueles que não O conhecem, porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). No caso da cura das enfermidades Ele fez ainda mais do que isso:
“Ele tomou sobre sí as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” Mateus 8:17
Se Jesus já está na brecha, então por que o Senhor Deus precisa de nós? Por que se nenhum filho entrar Ele muitas vezes torna-se obrigado a dar sentença para o acusador, por falta de oposição às suas acusações, se Ele já tem a Jesus? Veja que aqui não é a diferença da pessoa ser cristã ou não...
Aprouve ao Senhor Deus depender de nós. Como pai que quer ver seus filhos crescendo e cuidando uns dos outros, o Senhor nos coloca sob o que chamamos de “lei da dependência do corpo”. Veja o que está escrito:
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, PORQUE EU ESTOU INDO PARA O PAI.” João 14:12
Esta última afirmação do versículo passa despercebida em função do poder que existe na promessa anterior, mas Jesus disse que Ele estava voltando para o Pai, portanto Seu trabalho tinha acabado. Ou seja, agora vocês cuidem uns dos outros! Naturalmente não ficando órfãos, mas cheios do Espírito Santo (João 14:18 a 26)
Esta última afirmação do versículo passa despercebida em função do poder que existe na promessa anterior, mas Jesus disse que Ele estava voltando para o Pai, portanto Seu trabalho tinha acabado. Ou seja, agora vocês cuidem uns dos outros! Naturalmente não ficando órfãos, mas cheios do Espírito Santo (João 14:18 a 26)
E exatamente o que você fará ao lado de Jesus no Tribunal de Deus?
Primeiro é importante destacar o que já dissemos: você entra na posição de filho ou filha!
“Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes O DIREITO DE TORNAREM-SE FILHOS DE DEUS.” João 1:11 e 12
Entendido isto, você terá uma importante responsabilidade, que somente um filho ou filha poderá cumprir...
Ligar aqui na terra o que já está ligado no céu!
“Digo-lhes a verdade: TUDO O QUE VOCÊS LIGAREM NA TERRA TERÁ SIDO LIGADO NO CÉU, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.” Mateus 18:18
Toda enfermidade já foi levada por Jesus na cruz. Todo cativo já foi liberto, pois Jesus tomou cativo o cativeiro (Efésios 4:8), todo pecado foi lavado com seu sangue.
Isso já está ligado no céu, entre Pai, Filho e Espírito Santo! Só está faltando você ligar aqui na terra!
Por que Deus dependeria de você para não dar uma sentença em favor do acusador? Por que embora Ele já tenha a Jesus na brecha, precisa também de mim e de você, que somos tão pequenos? Porque nós estamos aqui na terra!
E porque ao entrar na brecha em intercessão por alguém, estamos obedecendo a uma ordem muito séria, a maior de todas:
“O meu mandamento é este: AMEM-SE UNS AOS OUTROS como eu os amei.” João 15:12
“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também DEVEMOS AMAR-NOS uns aos outros.” 1 João 4:11
“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também DEVEMOS AMAR-NOS uns aos outros.” 1 João 4:11
Sim, amar uns aos outros! E podemos complementar com:
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e OREM UNS PELOS OUTROS para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16
7 – Agir com ousadia e apresentar a sua petição no Tribunal de Deus
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, APRESENTEM SEUS PEDIDOS A DEUS.” Filipenses 4:6
O objetivo deste livro é que você possa agir. Possa interceder poderosamente por aqueles a quem o Senhor te confia orar e alcançar resultados reais.
Muito se fala sobre o dom da fé e talvez você já esteja imaginando quanta fé será necessária para entrar e ocupar uma posição de filho no Tribunal de Deus, ao lado de Jesus, opondo-se a satanás e diante de toda a verdade conhecida pelo Espírito Santo.
Mas veja que o dom da fé não é simplesmente crer. Se você é cristão, então tem a palavra de Deus como a sua verdade, maior do que seus próprios sentimentos e opiniões. Não falo isso sobre crer naquilo que te apresenta este autor, mas nos inúmeros versículos colocados ao longo do texto!
O dom de fé é o dom de ousar! Creia, ouse e faça! O Senhor Deus espera isso de você e você já entendeu o que pode acontecer se não o fizer... o tribunal fica vazio, ninguém apresenta amor pelo acusado e o acusador pode acabar saindo com uma sentença a seu favor!
Para que ninguém se escandalize com esse conceito de que Deus pode dar uma sentença ao acusador por falta de um filho que entre na brecha, vou repetir a passagem bíblica:
"PROCUREI entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, MAS NÃO ENCONTREI NEM UM SÓ.
POR ISSO derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as conseqüências de tudo o que eles fizeram, palavra do Soberano Senhor". Ezequiel 22:30 e 31
Entre em oração, apresente a petição e lembre-se que ao entrar no Tribunal de Deus o passo fundamental para a sua vitória estará dado e o Espírito Santo que habita em você, se você já tem a Jesus, será testemunha invencível ao seu lado!
"Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa! " Jó 40:2
As mentiras do acusador são expostas e ele é derrotado.
“Quando os seus acusadores se levantaram para falar, não o acusaram de nenhum dos crimes que eu esperava.” Atos 25:18
Não se preocupe tanto com a forma da oração. Neste livro apresentarei um exemplo que uso como base em minhas orações, creio que te ajudará a formular a sua, do seu jeito e conforme ordens do Espírito Santo para você.
Não se preocupe tanto com a forma da oração. Neste livro apresentarei um exemplo que uso como base em minhas orações, creio que te ajudará a formular a sua, do seu jeito e conforme ordens do Espírito Santo para você.
8 - Confiar na sentença do Tribunal de Deus
“ENTREGUE SEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E ELE AGIRÀ: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e AGUARDE POR ELE COM PACIÊNCIA...” Salmo 37:5 a 7
Sim, confiar e aguardar. Veja que muitos cometem este erro: entregam o caminho ao Senhor e depois pegam de volta o caminho.
Sim, confiar e aguardar. Veja que muitos cometem este erro: entregam o caminho ao Senhor e depois pegam de volta o caminho.
Muitos fazem uma oração e então ao invés de confiar, oram de novo, oram de outro jeito, oram com outra pessoa... alguns cometem até mesmo o erro de orar para forças e espíritos que são diferentes do Senhor Jesus! E olha que Jesus deixou claro, Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele (João 14:6).
Se você planta uma semente, você sabe que ela brotará, certo? Você pode regar, colocar o vaso no sol, mas não irá desenterrar a semente todo dia para ver se está crescendo, porque se fizer isso matará a planta antes que ela tenha rompido o solo...
Feita a oração, saiba que sua petição está entregue e será julgada no Tribunal de Deus. E uma vez dada a sentença, nada poderá impedir que ela se cumpra!
“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; AGINDO EU, QUEM O IMPEDIRÁ?” Isaías 43:13
Apenas confie e descanse no Senhor!
Agir para conhecer a sentença
Aqui compartilho uma experiência pessoal bastante marcante de apresentar uma petição no Tribunal de Deus e conhecer a sentença no momento exato e necessário para a pessoa que estava enferma.
Experiências podem variar e você não deve procurar reproduzir a minha (João Marcelo), mas saber que o Senhor é fonte inesgotável de justiça, amor e misericórdia, certamente fará algo na situação específica que você estiver vivendo!
Neste caso tratava-se de uma senhora de certa idade, natural de Belém do Pará e internada em São Paulo para o tratamento de um câncer muito sério, no pâncreas e fígado. Ela estava em um famoso hospital que fica a cerca de 10 minutos de caminhada do prédio onde eu resido.
Estive com ela alguns dias antes. Recebeu o evangelho, confessou a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, oramos, porém a situação dela estava grave a avançada.
Por várias vezes os médicos tinham decidido sedá-la em definitivo, só não fizeram porque a filha (que também recebeu a Jesus durante a ministração) literalmente impediu.
Seguimos orando e buscando, pois já sabíamos que seria uma cura gradual, não instantânea. E naquela noite o Senhor nos deu uma ordem específica: ela precisaria ser batizada ali mesmo, no leito do hospital.
Coube a mim conversar com ela e oferecer o batismo, explicando tratar-se não de uma cerimônia religiosa, mas de um selo, uma declaração diante de céu, terra e inferno de que ela morria para o mundo e renascia com Jesus, deixando tudo mais para trás, inclusive a doença, levada na cruz por Jesus (Mateus 8:17).
Então entrei em contato com a filha para saber se eu poderia voltar ao hospital para falar à mãe dela sobre o batismo. As notícias não foram boas: a mãe tinha entrado em delírio na noite anterior e estava inconsciente, sem a esperança médica de acordar.
Percebam a minha situação: eu tinha estado com ela quando estava consciente, mas eu não tinha ainda discernido sobre a necessidade do batismo. Agora que eu sabia, não poderia explicar para ela... como proceder?
Creio que já havia passado da meia noite e lá fui eu caminhando até o hospital. 10 minutos para pensar em alguma coisa!
Entrei em oração no Tribunal de Deus, caminhando pela rua, primeiramente me apresentando como culpado, pois eu não havia discernido a tempo quando estive com ela acordada e agora a situação apontava para o fato de que seria tarde demais.
Ao confessar já desarmei o acusador, que certamente estava apresentando isso contra mim. Veja que não se trata de ver e nem sentir nada, mas de apenas saber como funciona...
Entrei na brecha por ela, ao lado do Senhor Jesus, que já tinha levado a enfermidade no lugar dela, apresentei o argumento de que o sacrifício de Jesus não poderia ficar em vão na vida de uma filha por causa de uma incapacidade, de uma falha minha!
O Senhor Espírito Santo foi testemunha da verdade em meu coração naquele momento.
Então minha petição foi bastante ousada: que eu pudesse entrar no quarto dela e ela acordar no ato para receber a explicação sobre o batismo e, caso aceitasse, receberia o batismo ali mesmo no leito.
Pedi ao Senhor que, caso a sentença fosse favorável, desse ordem aos seus anjos, como está escrito (Salmo 91:11), para que fossem a minha frente e a tratassem para que ela pudesse acordar consciente.
Veja que eu já estava praticamente entrando no hospital quando eu concluí a oração, então ousei pedindo ao Senhor que ao entrar eu pudesse conhecer a sentença Dele. Por isso chamamos este capítulo de “Agir para conhecer a sentença”.
Eu não precisei esperar, porque já estava subindo no elevador, mas precisava confiar e muito! A medicina considerava impossível ela recobrar a plena consciência, mesmo se acordasse, pois tinha estado já em delírio.
Assim que abri a porta e pisei dentro do quarto ela abriu os olhos!!!
Eu jamais vou esquecer esse momento... ela olhou para mim e disse: “que bom, você veio me visitar” (ela me reconheceu).
Eu então expliquei a ela sobre o batismo e ela, que tinha conhecido a Jesus poucos dias antes, aceitou. Com um copo e dois dedos de água o Senhor concedeu a mim a honra de batizar a filha amada Dele, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Aos que questionarem a minha autoridade para batizar apenas digo que não tenho nenhuma autoridade, toda a autoridade está no nome de Jesus, que Ele me concede usar devido à minha posição de filho.
“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água, e foi quando o eunuco observou: “eis aqui água! O QUE ME IMPEDE DE SER BATIZADO? Atos 8:36
Ainda não sabemos o suficiente sobre o batismo na ministração de cura para que eu possa escrever mais do que isso aqui, mas o fato é que depois disso ela ficou totalmente consciente e cerca de 2 semanas depois recebi o telefonema da filha, dizendo que a mãe estava curada e de alta médica, voltando para casa lá em Belém do Pará! Glória a Deus por isso!
Creio que esta situação real possa te mostrar como lidar com as diversas implicações de entrar no Tribunal de Deus e agir com ousadia.
Sabe qual é a segurança que você tem para tal ousadia?
Simples! Lembrar que você está na posição extremamente privilegiada de filha ou filho, ao lado de Jesus na brecha por alguém, coberto pela testemunha do Espírito Santo e agradando ao Senhor Deus pela sua obediência ao amar alguém que precisa!
Você ligará na terra com a segurança de saber que está ligado no céu! Você vira a chave como se desse partida em um carro, mas todo o resto, o carro, o motor, o combustível, tudo, tudo mesmo já estando providenciado pelo Senhor!
9 - Um modelo de oração diante do tribunal de Deus
Este é apenas um modelo para servir de exemplo, uma tentativa de te ajudar... o exemplo que acabamos de citar mostra o quanto uma petição pode ser específica!
Os elementos que não costumamos deixar faltar:
A confissão
Avalie bem a situação e veja todo tipo de pecado que possa pesar contra você ao entrar no tribunal. E confesse, desarmando o que o acusador tinha preparado contra você.
Aqui vai um valioso ensinamento que recebemos recentemente: quando você entra em uma batalha, avalie as características da situação. Em que tipo de batalha você está entrando? Vou dar um exemplo: você vai interceder por algo como, por exemplo, um casal em processo de divórcio. Isso também consideramos como cura em nosso Ministério Evangelismo por Cura.
Antes de entrar no tribunal de Deus por eles, avalie e confesse suas próprias falhas na área específica que será julgada. Neste caso poderia ser desde um vez que você brigou com seu cônjuge até mesmo ocorrências de adultério ou divórcio em sua vida.
Percebe? Um pecado não confessado é um segredo entre você e o diabo. Ao confessar, legalidades são quebradas e autoridade te é dada por Deus para agir naquele tema específico sem ter nenhuma dívida, como se fosse atuar no tribunal com a “ficha limpa”.
Examine a si mesmo e confesse! Se você tem a Jesus, também tem a certeza do perdão!
O reconhecimento
Entre na oração consciente da seriedade de um tribunal que será montado a seu pedido. Reconheça formalmente a autoridade do Senhor Deus como Juiz e diga para Ele que você respeitará a sentença, seja qual for.
Convide o Senhor Jesus, o Senhor Espírito Santo para estarem com você. A trindade sempre está com você, mas ore abrindo mão do seu livre arbítrio e se submeta completamente ao Senhor!
Diga diretamente para satanás que você chegou para confrontá-lo. Você não deve ter medo dele, porque ao se apresentar como filho ou filha de Deus, ele terá medo de você.
Não preciso nem dizer que não adianta viver a vida de qualquer jeito, sem lutar contra o pecado, sem seguir ao Senhor Jesus e na hora de entrar no tribunal querer parecer santo...
A petição
A petição precisa ser ousada, direta e específica.
Peça ajuda ao Espírito Santo para te ajudar a formular a petição da forma mais clara possível. Se você está entrando em intercessão no tribunal de Deus em grupo, isso deve ser discutido e alcançar total e absoluta concordância entre todos.
Se estiver entrando por si mesmo ou por si mesma, cuidado para não deixar as emoções falarem mais alto do que a palavra de Deus! A intercessão ganha força quando é apresentada como amor de um irmão por outro irmão, então você pode entrar por sua própria causa no Tribunal de Deus, mas se houver alguém para entrar com você e por você, tanto melhor!
O modelo
“Querido Espírito Santo, neste momento eu te convido a estar aqui comigo e me ajudar a orar. Te entrego meu livre arbítrio e declaro que é seu o controle, é sua a autoridade sobre tudo o que faremos juntos agora.
Eu agradeço ao Senhor Jesus pelo amor e sacrifício que me elevam à qualidade de filho(a) e antes de qualquer coisa confesso e peço perdão pelos meus pecados............. citar um por um...............
Senhor Deus, como filho(a) banhado(a) pelo sangue de Jesus eu me apresento diante do Seu Tribunal. Te reconheço como justo e soberano juiz e justa e soberana é a sua sentença.
Senhor Jesus, que morreu por mim e por ..... nome da pessoa......, eu te convido a ser nosso advogado de defesa. Ao Seu lado eu me coloco na brecha por esta pessoa e ligo aqui na terra o que já está ligado no céu, desde o Seu sacrifício na cruz.
Satanás, eu me coloco como oposição às suas acusações e como filho(a) tenho prioridade sobre você no tribunal do meu Pai.
........................... apresenta a situação, os argumentos e sua petição........................................................
E assim eu encerro, agradeço pela sua sentença mesmo antes de saber qual será, pois sou filho(a) e o Senhor é Pai. Como orou o meu Senhor Jesus, seja sempre feita a Sua vontade e não a minha.
Papai, eu te amo e te agradeço, oro sempre em nome do meu Senhor Jesus.”
Algo assim, mas não fique presa ou preso pela forma que nós temos de orar, faça do seu jeito, apenas use os elementos da oração como referência!
10 – Conclusão
Agora tudo o que sabemos sobre este tema, até o momento em que escrevemos este livro, você também sabe. Receba a nossa oração enquanto lê estas palavras, para que o Senhor te unja e te use poderosamente em intercessão, muito mais do que Ele usa a nós.
Que você pise em lugares onde nós nunca pisaremos e possa orar por pessoas que nós nunca conheceremos, possa ver os mais lindos milagres de cura com seus próprios olhos e se alegrar no Senhor, muito mais do que Ele tem nos concedido ver e regozijar na presença Dele. Por você oramos assim, em nome de Jesus. Amém?
Parágrafos exclusivos para quem ainda não conhecia a Jesus
Muitas vezes neste livro você leu a frase “se você já tem a Jesus” ou “se você já recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal” e então uma promessa, algo grande que está ao seu alcance. Sim, são exclusividades daquele ou daquela que já tem a Jesus em seu coração.
Não importa a sua religião ou mesmo se você não tem religião, se chegou e leu este livro até aqui é porque já está bem mais perto de Jesus do que imaginava.
Não te convido a ter ou mudar a sua religião, mas te pergunto: você deseja agora mesmo receber a Jesus em sua vida, ter todos os seus pecados perdoados, enfermidades curadas, tornando-se filho ou filha de Deus? Para isso não será necessário “entrar” em nenhuma religião!
Veja o que diz a Bíblia:
“Se você CONFESSAR COM A SUA BOCA que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, SERÁ SALVO. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado". Romanos 10: 9 a 11
Simples assim. Aí mesmo onde você está, apenas leia em voz alta, se for possível, o parágrafo abaixo:
Eu creio que Jesus é o filho de Deus. Veio em carne a este mundo e na cruz morreu por mim, levando todos os meus pecados e enfermidades. Foi ressucitado por Deus e vive hoje e para sempre. Senhor Jesus eu te convido a morar no meu coração e te entrego a minha vida. Neste momento te declaro como meu Senhor e meu Salvador. Amém.
Receba nosso amor, em nome do Senhor Jesus!
Ev. João Marcelo & Pr. Ricardo Costa
Ministério Evangelismo por Cura
São Paulo – SP - Brasil