Ló escolheu a terra que queria, Deus escolheu a terra de Abraão.
Deus sempre prepara o melhor para os seus. DEUS É BOM.
1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. 7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
O mundo não conhece este Deus, porque se recusa a entender obediência, submissão e espera.
Abraão esperou a promessa de Deus se cumprir na vida dele, mas neste texto estamos falando de obediência e de submissão.
Deus deu a Abraão uma ordem muito clara, devia ele deixar a sua casa, a sua parentela e seguir para o lugar que Deus o havia mandado. Este juntou os seus pertences e com sua esposa e o sobrinho Ló partiu para a terra que lhe era indicada.
Podemos ver nestes poucos versículos que Abraão foi obediente só em parte, que Abraão fez o que Deus lhe mandara fazer, porem permitiu que um dos seus sobrinhos o acompanhasse; Deus havia lhe dito que fosse apenas com sua mulher, deveria deixar a sua parentela, logo Ló não deveria ter ido junto.
A bondade de Deus e tamanha que permitiu ainda assim que o Seu protegido seguisse o caminho a despeito do sobrinho, havia um propósito de Deus na vida de Abraão e aquele pequeno erro não iria tirá-lo deste propósito; Bem mais a frente o próprio Deus cuidou deste erro e o corrigiu usando-o ainda para ensinar ao Seu protegido que é sempre melhor obedecer integralmente a ter alguns desconfortos na caminhada.
Deus permite a nós também fazermos algumas escolhas e até nos deixa caminhar por um determinado tempo dentro delas, porem a uma Lei que determina obedecer ao Senhor, honrá-lo e amá-lo e isso significa ser obediente a Deus no todo e não em partes.
Ló foi a pedra no sapato de Abraão, assim como muitas decisões que tomamos também são em nossas vidas. Quando nos encontramos nestes erros, ou nestas decisões erradas, sabemos que Deus esta apenas permitindo que caminhemos assim, mais dia, menos dia, nos será mostrado o que não esta certo e junto com esta revelação vem uma decisão, uma atitude tem que ser tomada, temos que voltar ao projeto original de Deus para as nossas vidas, o nosso caminhar, o nosso seguir em frente, a nossa felicidade, a nossa provisão, todos estes benefícios de Deus na nossa vida estão sendo atrapalhados diríamos, até que uma atitude corretiva seja tomada por nós. Deus não nos obrigará a tomar esta decisão, a Sua bondade O fará esperar pela nossa vontade, Ele não irá toma-lo de assalto, como faz o inimigo, mas aguardará até que você esteja disposto a corrigir o que esta errado na sua vida.
Deus disse a Abraão que fosse com a sua mulher, Deus não mencionou Ló, ao contrário, deixou claro que ele deveria abrir mão de toda a sua parentela, mas Deus não deixou de cuidar da vida do Seu protegido por esta falha, permitiu que eles caminhassem juntos até que a própria vida mostrou a Abraão que não podiam mais permanecer juntos ou um atrapalharia ao outro.
Também de nós é cobrada esta atitude, podemos carregar os nossos erros até que compreendamos que aquilo que entendemos como bom para nós pode ser a nossa falha com o Soberano.
Quantas pessoas já perceberam onde estão os seus erros, mas não se dispõem a corrigi-los, quantos carregam verdadeiros fardos na vida por não querer abrir mão do que obviamente os está prejudicando, quão mais fácil seria se colocar na vontade de Deus e abrir mão das pedras que aos poucos se colocaram no seu caminho, ou dos fardos que outros lhe impuseram para carregar. Deus não nos dá fardos pesados, esta escrito em Sua palavra, que Ele só nos dará aquilo que pudermos carregar, O fardo é leve e o julgo é suave, porque então carregar fardos que não nos pertencem.
Havia uma terra prometida a Abraão e ele a recebeu do Senhor, havia uma promessa do Senhor para a vida dele que foi cumprida; Assim também é para a nossa vida, existe uma terra para onde Deus quer que vamos, existe uma promessa para a nossa vida que irá se cumprir, para isso devemos entregar a nossa vida a decisão de Deus, devemos deixar que Ele nos mostre o que está errado e então tomarmos a atitude certa para nós de acordo com a Sua vontade.
Deus é bom e jamais vai nos tirar algo, sem nos dar algo ainda melhor, Deus não nos saqueia, isso quem faz é o inimigo, Deus é bom e quer o melhor para os Seus filhos. Amém
Pra. Maria do Rocio