Os crentes em Cristo são chamados, não segundo suas obras de esforço próprio, mas conforme a “determinação e graça” de Deus (2 Tm 1.9).
Somente o Deus bom pode nos aceitar com todas as nossas falhas, somente um Deus bom pode nos cuidar e nos salvar apenas pelo Seu amor e Sua misericórdia, assim devemos entender porque recebemos esta graça.
O que mais podemos desejar senão a graça do Senhor para as nossas vidas, Deus é bom e isso não muda, a Sua graça nos é dada mesmo que não a mereçamos. Deus não faz distinção entre os Seus filhos, ama a cada um da mesma forma e o sacrifício feito pela humanidade seria feito, ainda que somente por você. Jesus morreu por você.
A definição encontrada em um dicionário para o termo graça é “O favor imerecido que Deus concede ao homem”. Embora tal definição seja verdadeira, é incompleta. Graça é um atributo de Deus, um componente do caráter divino, demonstrada por Ele através da bondade para com o ser humano pecador que não merece o Seu favor.
Um Deus santo não tem nenhuma obrigação de conceder graça a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o bem querer da Sua vontade. Ele demonstra graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia e Seu amor para suprir a necessidade do ser humano. Visto que o caráter de Deus é composto de graça, movido por bondade Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora em nosso tempo de aflição. A graça de Deus pode ser definida como a essência de Deus, pela qual Ele, em Sua disposição e atitudes, é favorável a outorgar favor imerecido, amor e misericórdia àqueles que Ele escolhe dentre a humanidade que não a merece. A graça de Deus se manifestou e revelou Sua bondade e graça ao demonstrar misericórdia, favor e amor para com todos os homens em geral, mas para com Israel em particular. Deus apresentou Sua graça, de forma mais clara, através de Jesus Cristo, o qual veio ao mundo para pagar pelos pecados do homem mediante Sua morte na cruz. A graça de Deus foi manifesta para nos dar a salvação e santificação, e isto pela fé, aqueles que creram em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas.
Graça, amor e misericórdia estão explicitados na aliança de Deus com o rei Davi, a qual se estendeu a seu filho Salomão. Deus não outorgou Seu amor e graça a Israel por qualquer mérito dessa nação. Deus escolheu Israel para que fosse o povo de Sua propriedade exclusiva através de um ato de pura graça.
A graça e a misericórdia também foram manifestadas a nações inteiras. O Senhor, por Sua graça, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, supriu as necessidades da nação durante sua peregrinação no deserto e lhes concedeu a terra de Canaã. O amor do profeta Oséias por sua esposa Gômer, uma prostituta, ilustrava a graça e misericórdia de Deus para com Israel. Pela graça de Deus a ímpia cidade de Nínive foi poupada da destruição ao arrepender-se de seu pecado com a pregação de Jonas. No Novo Testamento, o conceito de graça encontra uma expressão mais precisa, rica e completa . A graça de Deus assume uma dimensão pessoal totalmente nova nas palavras e obras de Jesus Cristo. Que prova maior da graça de Deus poderia ser dada do que a salvação. Foi o próprio Deus que, em Sua bondade e graça, tomou a iniciativa de providenciar a salvação para o homem após a queda de Adão no pecado. A graça se refere ao imerecido favor, amor e cuidado de Deus, a toda a raça humana, tanto sobre os salvos quanto sobre os pecadores. Deus concede a uma nação ou a uma pessoa o tempo necessário para que se arrependa e também a liberdade de escolha. A graça também pode ser constatada na obra do Espírito Santo, quando este move o coração de uma pessoa para convencê-la da necessidade de buscar a salvação por intermédio de Jesus Cristo.
Deus também revela Seu favor através da graça especial, eficaz, efetiva e graça salvadora. A graça de Deus é eficaz na medida em que produz salvação na vida dos indivíduos eleitos que depositam sua fé na morte de Cristo e no sangue que Ele derramou na cruz para remissão de seus pecados. A graça eficaz é conhecida no momento em que Deus, pelo mover do Espírito Santo, opera no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente crer em Jesus Cristo como seu Salvador. A graça de Deus se evidencia de diversas maneiras na vida de um crente em Cristo no momento em que a pessoa, pela fé, recebe a Cristo, ele é santificado pela graça de Deus. Amém?
Pra. Maria do Rocio