¶ E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.
Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Lucas 14:15-23
Jesus comparou o Reino de Deus com um banquete. Na verdade Ele estava falando de humildade, ser humilde, como se comportar numa festa e sobre a recompensa celestial.
Todo o texto nos mostra uma referência a bondade de Deus e as Suas promessas, o BANQUETE, significa vida abundante, o REI que o texto fala é Deus; O FILHO destas bodas éJesus Cristo, as bodas também se referem a Jesus, mais precisamente a volta dEle, o convite é o evangelho que deve ser pregado; Os cervos somos nós a Sua igreja e os CONVIDADOS, são aqueles que ainda se encontram no mundo.
Nós primeiramente fomos convidados, depois nos tornamos servos e depois nos tornamos filhos de Deus com Jesus.
O Senhor nos convida para um banquete, para nos fartarmos de Sua Palavra. Ele nos chama e diz que tudo está pronto, que nada precisamos fazer, só nos fartarmos das maravilhas que Ele mndou preparar para nós. Quando convidamos alguém para comer em casa é porque é alguém que gostamos, uma pessoa íntima e queremos nos sentar juntos na mesa. Assim o Senhor quer momentos agradáveis conosco.
Várias pessoas na Bíblia davam desculpas para não aceitar o convite de Deus.
Os convidados todos preferiram fazer outras coisas a ir à festa. Vejamos que as desculpas embora verdadeiras não eram justas porque quem ia experimentar a junta de bois e quem ia ver o campo poderiam fazer isto depois pois o banquete não era na hora de trabalho e o que se casou não teria problemas se levasse a esposa. Quantos hoje arrumam desculpas esfarrapadas para se ausentar da presença do Senhor, quantos deixam de ir aos banquetes que o Senhor tão generosamente oferece e vão para lugares sem nenhuma importância, ver as vezes até as armadilhas do inimigo e deixam de comparecer na presença do senhor, mesmo tendo sido convidado. A palavra nos diz que
muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos” Mateus 22.14
Muitas vezes vemos pessoas que têm o banquete diante dos olhos, é só pegar e comer, mas não provam. Pessoas que vão à Igreja a vida toda ou se não vão têm a oportunidade de ir e continuam na mesma vida, insatisfeitos, infelizes e com fome.
Mas o banquete está servido! A mesa está posta e todos são bem vindos.
Há também crentes que se alimentam de tanta porcaria, que dizem espiritual, mas não passam de anêmicos, vivem com a barriga cheia, mas não estão alimentados corretamente, puseram para dentro um monte de baboseiras e não têm forças para trabalhar no Reino de Deus, também não aceitam o pão e água viva que é Jesus. Sabemos perfeitamente que se levarmos nossos problemas para Deus em oração Ele nos ouvirá e às vezes não fazemos isso, porém continuamos reclamando de sofrer.
Deus tem um banquete para nós e quer nos dar vida em Abundância, Ele quer estar ao nosso lado em Sua mesa.
Chega de arrumar desculpas para Deus e para os homens. Chega de migalhas, Deus nos quer como filhos assentados na mesa com Ele em seu banquete.
“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” Apocalise 3.20
Aqui começa o meu testemunho.
Pra. Maria do Rocio