Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (1 Pedro 5:5)
O orgulho é o maior de todos os males que nos afligem, e de todos os nossos inimigos, não apenas é o mais difícil de morrer, como também o que tem a morte mais lenta; mesmo os filhos deste mundo são capazes de discernir isto. Deus abomina o orgulho mais do que qualquer coisa, pois o orgulho dá ao homem o lugar que pertence a Deus que está acima de tudo. O orgulho interrompe a comunhão com Deus, e atrai Sua repreensão pois "Deus resiste aos soberbos". Ele irá destruir o nome do soberbo. Estou certa de que não há maior mal que uma pessoa possa fazer a outra do que louvá-la e alimentar seu orgulho. "O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos, não somos capazes de julgar corretamente sem a balança do santuário, e ela está nas mãos De Deus que sonda o coração do homem. Não julgue nada antes do tempo, até que o Senhor venha, e torne manifesto os conselhos do coração, e renda a cada um o devido louvor. Até então, não julguemos nossos irmãos, seja para bem seja para mal, senão com a moderação que convém, e lembremo-nos que o melhor e mais certo juízo é aquele que temos de nós mesmos quando consideramos aos outros melhores do que nós.
O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”
Deus é contra os orgulhosos.
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. Uma humildade semelhante à de uma criança é de muito valor no céu. Os orgulhosos serão humilhados. Os que são orgulhosos podem cair. O orgulho não pode acompanhar a vida do cristão, não cabe no dia a dia de uma vida que busca a santidade.
O orgulho pode ser de várias maneiras e digo que não importa qual delas irá atrapalhar todo o crescimento de vida com Deus e pode levar a morte espiritual.
Devemos considerar que é uma postura de disciplina e humildade que destruirá o orgulho da vida do cristão.
Pra. Maria do Rocio