Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12).
Nem todos os caminhos levam a Deus.
As pessoas costumam dizer que todos os caminhos levam a Deus, só para ficarem livres da carga, buscando atalhos, desvios, e deixando de lado aquele que disse, eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Todos os caminhos levam a Deus, sim, mas cada um escolhe seus passos. Os passos são individuais, mesmo tendo muita gente esperando outro andar por ele, ou ficar parado como pedra na estrada esperando que alguém o carregue.
Ainda há aqueles que acham o caminham, correm, tentam andar rápido por ele, mas se perdem, cansam e desistem. Deus nos dá o Seu Espírito para andarmos corretamente neste caminho.
O texto nos fala da intenção do coração e é isso que iremos fazer aqui, discernir entre o bem e o mal, se não soubermos a diferença entre sabedoria e ignorância em relação à palavra do Senhor não temos como viver segundo a Sua vontade.
Precisamos estar sempre atentos para receber esta palavra, a palavra de Deus não é só para ser interpretada, mas para ser vivida, ela tanto pode nos exaltar como nos exortar, quando vier a você qualquer palavra que seja de exortação receba-a e vá ver em que você deve contribuir para que isso se torne verdade para você.
Todos gostam de ouvir as promessas de Deus, todos querem ser exaltados pela palavra, mas para receber estas promessas, receba também a exortação, pois é o que esta faltando para receber a promessa.
Ação de exortar; conselho, advertência, admoestação: exortação aos fiéis.
Encorajamento: minha exortação fê-lo destemido.
Exortação: admoestação, advertência, alocução, aviso, conselho, convite, prática...
Meu povo sofre por falta de conhecimento. Isso foi dito em Oseias 4.6.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Vemos claramente que a bíblia tem por objetivo o ensino, e o entendimento dos fundamentos do caminho, citados desde Gênesis até o Apocalipse. Porém, muitos se distanciam do estudo por muito tempo. A palavra ficou vedada por muitos anos, para que o povo não aprendesse nada e ficasse cativo ao poder de alguns que a estudavam incansavelmente, mas após a sua liberação cremos ou temos que crer em tudo o que ela nos fala. Ainda assim temos visto um povo cativo, ainda não são diferentes do povo que não tinha acesso a ela.
E quantos se dizendo Crente, que pouco leem a bíblia, decoram algumas passagens e pronto. Outros frequentam igrejas, ficam igrejados, fanáticos, cheios de medo e culpa, e não conseguem nem estudar a bíblia com medo de contrariar as doutrinas da denominação a que frequenta e depois ficar sem referências religiosas.
Até medo de pensar, pesquisar, avaliar, examinar, porque em muitos lugares até fica subtendido que Jesus, parece que não gosta de pessoas que pensam, avaliam e refletem. Dizem com erro que o Senhor só quer os desentendidos, Isso é inverdade e vai levar ao cativeiro de uma denominação todos os que assim pensam.
Palavras são lidas para serem entendidas, avaliadas, analisadas, para ampliar o entendimento, julgadas, analisadas, pesquisadas, pesadas, ponderadas e assim por diante, para que se possa evoluir na fé com sabedoria e dicernimento.
Porém muitos pensam no que lhes dizem, não julgueis para não serdes julgado, pronto, então não posso julgar nada, não posso avaliar nada, tenho que me alimentar espiritualmente como uma criança que ainda não abriu os olhos, que não tem capacidade para entender nada, que ouve do Espírito Santo, mas pensam que a palavra ouvida antes pode ser verdadeira e o que ouço agora (do Espírito Santo) é só o meu pensamento. Aí vira um fanático, igrejado, imbecilizado, defendendo pontos de vista que nada tem haver com andar com Jesus, como Ele ensinou, e pensa que já sabe tudo, porém mal informado.
Precisamos, necessitamos do senso crítico, senso critico não é falar mal, mas avaliar o que vale a pena e o que não vale. A bíblia é a ferramenta do reino de Deus e do conhecimento de Cristo. Mas quantos guardam esta ferramenta, e a deixa enferrujar e passam a ouvir a leitura de outros, o entendimento de outros, somos todos humanos, o que o Espírito de Deus mostrar para um também mostrará ao outro, não irá distorcer nada, é a palavra da verdade. A bíblia diz não condene, não vamos condenar, mas devemos sim julgar, avaliar, discernir, pesar, ponderar, saber principalmente se o que estamos ouvindo é para nós, se é o que Deus quer para a nossa vida. Ver o que vale e não vale a pena, e isto só pode ser conhecido pelo estudo constante da Bíblia, ou iremos ficar nas mãos alheias, ao invés de nas mãos de Deus.
Não ouse dizer que todos os caminhos nos levam a Deus, enquanto Jesus diz Eu Sou; Quem diz que todos os caminhos levam a Deus é porque querem escolher a bagagem, não querem a cruz. não querem a verdade. preferem continuar na sua preguiça e se deixar enganar pelos espertos de plantão; a propósito eles leem a bíblia. Sabem muito bem o que estão falando e também sabem quando estão enganando aos menos esclarecidos.
Jesus disse: Eu sou O caminho, não um dos caminhos, mas o único caminho.
Pra. Maria do Rocio