“É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. (João 3:30).
O ministério de João Batista foi bem definido pelo Senhor, ele veio para preparar o caminho para o Senhor, ele não poderia ser exaltado, mas sim exaltar ao Senhor que viria para salvar a humanidade. Por isso, quando falou da sua alegria, ao saber do começo da obra de Jesus, afirmou que ele deveria diminuir, toda a glória deveria ser para o que estava por vir.
Não faltam igrejas, hoje em dia, as quais crescem e onde Jesus diminui. Não faltam líderes religiosos que ficam se promovendo às custas de uma pregação sem unção, sem sentido e sem o temor as coisas que Jesus Cristo ensinou. Líderes e igrejas que crescem, ao mesmo tempo que diminuem Jesus. Crescem sem se preocupar se as almas ali dentro receberão a salvação. Pela misericórdia de Deus alguns são tocados antes que estas lideranças distorçam o entendimento do Evangelho que foi comissionado a todos.
O plano de Deus para os cristãos é que cresçam na graça e no conhecimento da verdade.
Não é possível a convivência do velho e do novo, um tem que morrer para que o outro possa ter vida abundante na presença de Deus. Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Ai esta a ideia do diminuir, a que se diminuir para deixar Jesus crescer em nós, mas como se chegar a isto se já não mais se ensina assim. A pergunta que fica sem resposta , o que é diminuir? O que vemos são igrejas ostentando riquezas, irmãos ostentando aquilo que conseguem comprar com o resultado de ofertas que deveriam estar alimentando as viúvas e os órfãos, e como entender que o velho morreu? Como entender uma igreja que já não sabe o que o amor de Deus por cada alma, Deus ama tanto a Sua criação que morreu por ela, morreu para que os Seus filhos fossem salvos, para que ficassem livres de todo o pecado. Onde estamos vendo isso? Onde esta a compaixão? Onde esta a disposição para fazer o que o Senhor deixou para que fosse feito. Milagres, só a multiplicação de valores, até quando Deus opera pela misericórdia em favor de alguma alma, atribuem a igreja, a placa, ao pastor; E Jesus que deveria ser exaltado, adorado, glorificado, fica onde nesta guerra de poder por mais do mundo material e menos do mundo espiritual.
Quando vão entender que o Senhor deu poder para que pudessem operar os milagres que Ele operou, para que curassem os sofredores, para que se libertem os cativos do inimigo? Até quando vão mascarar a igreja de Jesus? Até quando vão continuar construindo catedrais, palácios e espaços para a satisfação dos homens e diminuir a verdade sobre a IGREJA DE JESUS.
O eu cristão deve crescer, para que o eu mundano diminua, esta é a proposta feita por este versículo. João Batista diminuiu para que Jesus fosse apresentado.
O crente em que Cristo cresce em vida espiritual, diminui a natureza do pecado e abre caminho para o aperfeiçoamento dos filhos de Deus.
A verdadeira igreja de Jesus tem que ter sinais e maravilhas, milagres da multiplicação do pão da caridade, curas daqueles que estão em sofrimento e libertação para os cativos, isto foi comissionado pela pregação do Evangelho. Não há salvação se não aceitarmos o que nos foi comissionado. Diminua você e deixe Deus crescer.
Pra. Maria do Rocio