A palavra oração ou prarthana (Em Sânscrito) é derivado por duas palavras ‘pra‘ e ‘artha’ que significa suplicando fervorosamente. Em outras palavras, é pedir a Deus intensamente alguma coisa com desejo.
Oração inclui o respeito, o amor, suplica, e fé.
Através de uma oração, expressamos o nosso desamparo e dota o sentimento de “eu sou executor, e fazedor” da tarefa à Deus. Dando o sentimento de fazedor à Deus significa que reconhecemos que Deus está nos ajudando e que é Ele que faz a tarefa. A oração é uma importante ferramenta da prática espiritual no caminho espiritual.
O problema que todos nós enfrentamos desde o nascimento é que tivemos os nossos pais, professores, amigos a reforçar os nossos cinco sentidos, mente e intelecto. No mundo de hoje é dada muita ênfase à beleza, ao indivíduo, ao nosso salário, ao nosso círculo de amigos e assim por diante. Em nenhum momento é dito que o objetivo da nossa vida é ir além de nós próprios para explorar o Deus dentro de nós.
Assim quando nós iniciamos a prática da oração, do buscar Deus, nós também temos de desaprender práticas de modo a melhorar os nossos cinco sentidos, mente e intelecto. A oração é uma ferramenta importante para reduzir a nossa dependência sobre os cinco sentidos e ajuda-nos a desaprender anos de condicionamento, através da oração se expressa a suplica impotente e resgate da ajuda. Depois de um certo período de tempo, isto contribui para um maior envolvimento espiritual, orações sinceras e frequentes para um crescimento espiritual ajudam à dissolução da mente, intelecto e ego.
Oramos para buscar a Deus temos que ter em mente que o nosso intelecto só nos atrapalharia.