E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15)
Este texto faz parte do acontecido a Adão e Eva, quando comerão o fruto proibido, alguns dizem Adão e Eva pecarão, outros dizem Eva pecou em qualquer uma destas formas diremos que houve a consequência do pecado tanto para Adão quanto para Eva, Adão teve que trabalhar para com o seu suor colher os frutos da terra que era o seu alimento, Eva teve como consequência do que havia feito às dores do parto, ou seja, com dores receberia os seus filhos, essa foi à punição dada por Deus a desobediência de ambos, foram expulsos do paraíso, ou seja, a vida boa acabou tudo mudou eles já não teriam mais toda a fartura do Jardim do Edem, não poderiam passar os seus dias nos maravilhosos jardins e o pior de tudo isso, não estariam mais na presença de Deus, não teriam mais o amigo para conversar ao cair da tarde, Deus não estaria mais com eles como antes do pecado, mas ai mesmo Deus disse que corrigiria o que havia acontecido pelo que esta escrito Deus fez ali no momento da correção de ambos a promessa de que mandaria a semente para destruir aquela(a serpente) que havia causado todo o dano; Não vamos ignorar que a partir deste fato o pecado entrou no mundo, sofremos até hoje as consequências do pecado de Adão e Eva e para podermos nos livrar dele temos que nascer de novo, nascer para Deus. O segundo nascimento nos foi dado por Jesus que ao morrer na cruz nos libertou dos pecados, nos dando assim o direito de voltarmos à vida com Deus. Isso tudo podemos dizer é um processo que teremos que passar para nos purificar dos pecados de nossos primeiros pais nesta terra, Adão e Eva.
Mas vamos novamente ler o texto, segundo o que esta escrito à condenação foi para a cobra, ela foi condenada, os males que lhe foram imputados seriam para sempre, ela rasteja e come pó até hoje e não conheço situação em que uma cobra ao ser vista não seja esmagada, ou seja, tenha a sua cabeça esmagada, por um pedaço de pau ou qualquer outra coisa. Deus não deu a ela (a serpente) nada que a pudesse redimir. A cobra poderia ferir o calcanhar da semente da mulher, mas esta semente poderia lhe ferir mortalmente a cabeça. E assim é a serpente é a representação de satanás e por isso morrerá ao ser ferida na cabeça, não existe outra opção para ela, irá morrer pelo pecado cometido, ira ser aniquilada por ter colocado a criação de Deus contra o próprio Deus, ela foi a responsável por todos os pecados do mundo, sendo assim Deus não dá a ela nem um direito de se redimir, não vai nascer de novo, nem irá ter direito a vida eterna, ou a nova Jerusalém. Ela é e sempre será o inimigo de Deus. Causou todo o mal do mundo por inveja, por se achar superior a Deus, não passa de um anjo caído e sem direitos.
A semente a que se refere o texto é Jesus, o nosso Senhor e salvador, aquele que nos livrou da morte eterna, do fogo do inferno e nos devolveu ao convívio com Ele, nasceu da mulher, não do homem, sem a participação do homem, foi concebido pelo Espírito de Deus, não veio do pecado de Adão e Eva, ou como dizem do pecado original, mas veio de uma virgem pura e maculada, não entrou neste mundo com nem um pecado, não precisava nascer de novo, pois era o próprio Deus concebido para a redenção dos pecadores. Era o Pai em sacrifício através do Filho para trazer para Si novamente a Sua criação, os filhos planejados para a Sua família, sim Deus planejou a Sua família e Ele próprio veio resgatá-la das mãos do inimigo que com astúcia e maldade lhe havia roubado; Mas Deus é soberano e todas as coisas se fazem conforme a Sua vontade e assim também foi em relação a nós, o Seu amor é tão grande que veio em nosso socorro, veio nos buscar de volta, veio nos tirar do pecado para que possamos novamente estar na Sua presença.
Este redentor e salvador de nossas almas, foi ferido, foi machucado, a serpente tentou tudo contra Ele, mas não venceu, pois mesmo quando Ele morreu, sucumbiu naquela cruz era a vitória de Deus contra satanás, ali se passou o episódio da mordida ao calcanhar, mas ali começou a derrota de satanás que passou a ter a sua cabeça pisada por Jesus e por todos os que dEle receberem autoridade para fazê-lo. A vitória continua, pois Jesus vive, acende aos céus e vai preparar lugar para os Seus salvos, que derrota, satanás deve ter espumado de raiva, foi amaldiçoada por Deus, vencida por Jesus e condenada a morte eterna, será esmagada e destruída em nome deste Jesus, a semente da mulher que veio nos salvar, também a nós foi dado autoridade para pisar a serpente, temos hoje o direito de pisar na cabeça dela, Jesus nos garantiu isto, podemos pedir perdão pelos nossos pecados e receberemos o perdão de Deus, seremos livres do inimigo, e para nós existe a esperança da vida eterna e da volta à comunhão com Deus. Jesus venceu o inimigo e venceu a morte, não há condenação para nós, se vivermos com Jesus. Aceitá-lo como Senhor e Salvador das nossas vidas significa viver com Ele hoje e na eternidade.
A serpente, foi condenada, não terá privilégio algum, nem poderá nos afetar de maneira nenhuma, se somos filhos de Deus, e estamos no caminhar com Ele, ela é só um obstáculo para ser pisado.
Não deixe satanás te enganar, ele nada pode fazer contra os filhos de Deus, é ardiloso por isso vai tentar a própria palavra diz que ele veio para matar roubar e destruir, também diz que ele é mentiroso, mas não passa de uma cobra derrotada com uma cabeça exposta para ser pisada pelos filhos de Deus em nome de Jesus, Amém
Pra. Maria do Rocio- PROJETO LUZ DO MUNDO