De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.”
(Lamentações 3:39-40). Somos especialistas em nos queixar. Nos queixamos do calor, do frio, da chuva, ou da falta dela. Nos queixamos de qualquer coisa que fizemos e não nos trouxe o resultado que esperávamos.
Quando se trata das aflições da nossa vida, nossas queixas Sao constantes e na maioria das nossas queixas envolvemos Deus. Jeremias foi usado pelo Espírito Santo para nos ensinar que a única queixa do homem deve ser contra os seus próprios pecados, pois são eles, a principal causa de toda aflição e sofrimento.
Deus tem o poder de nos livrar de toda e qualquer angustia, no entanto, muitas vezes ele nos permite passar por elas com o objetivo de nos corrigir, de nos alertar para o perigo do pecado que pode nos trazer uma destruição completa.
Deus não nos permite os sofrimentos para nos torturar, mas ele nos corrige por amor, com o intuito de se relacionar conosco como verdadeiros filhos dele: “Porque o SENHOR corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?(Hebreus 12:6-7).
O homem que é corrigido pelo SENHOR, deve se considerar uma pessoa agraciada, pois ele está tendo a oportunidade de aprender a praticar a lei de Deus, que o livrará do dia mau e da destruição que aguarda os desobedientes.
O Espírito Santo tambem nos ensina o que fazer quando somos corrigidos por Deus por causa dos nossos pecados, melhor do que nos queixarmos pela nossa situação é examinarmos os nossos caminhos.
Se fizermos questao de não trazer a luz as nossas falhas jamais venceremos as provas, se encontrarmos onde estamos errando e o reconhecermos diante de Deus com o propósito de nos corrigir alcançaremos a sua infinita misericórdia.
O próprio Deus promete perdoar aquele que se converte dos seus maus caminhos. E uma vez perdoados Ele também retira de nós os castigos provenientes da nossa rebeldia.
Aprendendo a não perder o meu tempo com as queixas, mas a usa-lo para descobrir, na lei do Senhor, como posso andar cada vez mais de acordo com a sua vontade.