"... porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rute 1:16).
A vida de Noemi teve que passar pelo vale da sombra da morte, mas confiantemente, segurou nas mãos de Deus naqueles momentos de aflição e conseguiu, conheceu tempos felizes juntamente com seu esposo Elimeleque e seus dois filhos Malom e Quiliom. Noemi era feliz e, certamente, era agradecida ao Senhor por tê-los colocado em uma terra onde havia alimento.
Apesar de ter perdido o marido, Noemi tinha paz no coração, pois ela confiava que o Senhor sempre tinha o melhor para aqueles que O amavam. Mas ela, nem de longe, sabia os planos que o Senhor tinha para a sua vida. O seu nome Noemi, que significava, minha alegria ou amável, combinava com estes momentos felizes pelos quais ela passava. Ela era feliz com seus dois filhos e com as suas duas noras, porem, o plano do Senhor ia mudar a sua vida. A Bíblia nos revela que morreram seu marido e seus filhos, ambos, ficando assim desamparada dos e ainda com as noras para encaminhar. O quadro que tomou conta da sua vida era trágico. As circunstâncias que a rodeavam eram terríveis.
Quando nos deparamos com situações desta natureza nos surpreendemos, muitas vezes, agindo do modo que não agrada a Deus. Se não estivermos em comunhão constante com o Senhor, alimentando, diariamente, a nossa nova natureza que recebemos quando aceitamos Jesus em nossa vida, certamente, indagamos a Deus se ainda nos ama? Se está vendo o sofrimento pelo qual passamos? O porque de ter acontecido conosco? Mas o plano de Deus para a nossa vida é perfeito. Os nossos olhos não alcançam o que vem depois de toda a tragédia que cai sobre nossa vida. Os nossos olhos não alcançam a bonança que o Senhor prepara para nós, após a tempestade. Na verdade, estes momentos de sofrimento nos aproximam ainda mais do Senhor, fazem com que dependamos mais dEle,
nos levam a ler mais a Sua Palavra e a orar, nos encorajam a perseverar na fé, nos aproximam mais de nossos irmãos em Cristo. Com estas mudanças em nossa vidas, podemos ver que o Senhor está nos ensinando. A Bíblia nos diz que ela, Noemi, " saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo a teu povo" (Rute 1:7-10). O Senhor, pouco a pouco, traçava o plano perfeito que Ele preparava para a sua serva Noemi. Ele sabia que seu marido morreria, que seus filhos também morreriam e que ela, já idosa, teria que ter uma pessoa que a amasse, cuidasse dela e trouxesse alimento para casa. A mão do Senhor estava agindo na sua vida e na vida de Rute.
O Senhor escolheu Rute para segui-la porque Ele viu nela não apenas uma nora que a amava mas uma nora que tinha um amor maior do que o amor de muitos filhos. Rute foi um presente de Deus na vida de Noemi.
Muitas vezes, Deus coloca diante de nós, mulheres que são verdadeiras Rutes. A bondosa misericórdia do Senhor é derramada em nossas vidas através destas mulheres. Procuremos também ser como Rute nas vidas das pessoas que precisam de nós. Sejamos um instrumento usado por Deus para transmitir o Seu amor e misericórdia. O tempo da fome para Noemi e Rute passou e foi substituído pelo tempo da colheita do trigo pelas mãos de Rute nos campos de Boaz, o homem com quem ela se casaria. Noemi se alegrou com este casamento, mas ficou muito mais feliz quando pôde colocar em seus braços já cansados o pequeno Obede, filho de Rute e Boaz. A Bíblia nos diz que "... Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi" (Rute 4:16-17). Chegamos assim ao final feliz da história destas duas mulheres, este era o propósito de Deus, o outro lado do vale da sombra e da morte. Presenciamos a tempestade que caiu sobre Noemi, mas, agora, vemos as bênçãos derramadas em sua vida. Devemos sempre ser gratas ao Senhor e confiar nas inúmeras promessas que existem na Sua Palavra e nestes momentos que sentimos as mãos do Senhor nos amparando e nos levantando.
Que eu seja sempre como Jó que passou por sofrimentos mas, no fim, saiu vitorioso. Que nada neste mundo possa me separar do Teu amor, pois aprendi na Tua Palavra que as aflições deste mundo não podem ser comparadas com a glória que há de ser revelada em nós.
Obrigada, Pai, por ter-me feito com a capacidade de criar relacionamentos que poderão ser bênçãos para a minha vida. Que eu seja a amiga que sabe ouvir, encorajar, perdoar e mostrar amor. No nome do nosso Senhor e Salvador, Amém!
Pra. Maria do Rocio