“Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele. E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.” Levítico 6:9-11
"O nosso altar precisa estar limpo e separável a Deus. E muitas vezes nós queremos oferecer o nosso coração a Jesus, sujo. Cheios de cinzas."
Em Levitico, No velho testamento, vemos a existência de um templo onde as pessoas iam para adorar ao Senhor, e neste templo havia o altar. Deus manda construirmos um altar muitas e muitas vezes. Em todo decorrer da Bíblia podemos ver altares sendo edificados a Deus. Um bom exemplo seria Noé, quando ele, sua família e todos os animais saíram, Noé levantou um altar de compromisso ao Senhor. Para Noé, o altar era lugar de compromisso, de aliança. Quando nos comprometemos com Deus ao longo do tempo, sem mudarmos de posição por moda, estilo ou novas ideias, Ele também responde a nós e escreve nos céus Sua aliança conosco. "Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus," Ezequiel 28:6. Mas hoje, eu quero falar sobre algo um pouco mais profundo, o altar que hoje simboliza o nosso coração. O altar é lugar santo. Um Coração Consagrado a Deus. Limpo e cheio da palavra de Deus. Um altar que têm um coração Consagrado, dado, ofertado. Deus quer que ofereçamos a Ele um coração santo. E muitas vezes para obtermos um coração consagrado devemos fazer faxina nas nossas vidas. Quando eu digo faxina, é faxina mesmo, limpar o nosso coração de toda a sujeira acumulada em anos de pecados e magoas. Não tem coisa melhor do que ver sua casa limpa, assim quando você dá um duro danado lavando seu banheiro, ou limpando seu quarto.. e quando você acaba, você sente até vontade de morar no banheiro de tão limpinho e cheiroso que ficou. É agradável você viver numa casa limpinha, sem sujeiras. Até porque tem coisa pior do que um banheiro sujo e fedorento, o fato é que ninguém consegue viver na sujeira, e que você se sente muito agradável na sua casa limpinha e cheirosa. E é disso que eu vou falar em relação ao nosso altar. Sabe, ser santo é ser limpo, separado para Deus. O nosso altar precisa estar limpo e separável a Deus. E muitas vezes nós queremos oferecer o nosso coração a Jesus, sujo. cheios de cinzas. "Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins." Salmos 73:21. Deus nos conhece intimamente. Muitas vezes nós varremos as cinzas do altar para debaixo do tapete, para o cantinho onde ninguém vê. O pastor não vai ver a sujeira escondida, o seu líder também não verá mas Deus está com os olhos atentos sobre você. Ele vê dentro do seu coração. Como podemos oferecer a Deus um coração com amargurado, cheio de pecados Nós pensamos que Deus não pode ver as tristezas que existem escondidas em nossas almas, sentimentos que ninguém nunca viu, e que você jamais pudera contar. Deus sabe, vê os nossos pecados e não se agrada disso. Não podemos nos apresentar diante de Deus com a sujeira que carregamos.
Você não pode esconder o pecado, e tudo o que é podre exala mal cheiro. Nós precisamos oferecer um altar limpo á Ele. Ter uma vida consagrada. E nós, assim como Sansão temos a irritável mania de querermos que Deus aceite qualquer coisa que possamos oferecer a Ele.
Como você se sentiria se obrigassem você a morar num banheiro imundo. E é isso que muitas vezes, tentamos fazer com Deus. Uma coisa que Deus abomina, é o pecado. O pecado nos afasta de Deus. Devemos pedir ajuda de Deus, para que limpemos o altar.
E preciso se avaliar sempre o que estamos fazendo, como se encontra o nosso altar, não podemos oferecer nada ao Senhor se primeiro não limpamos o nosso altar.
Somos templos do Senhor, mas, é Deus mesmo que tem estado neste templo sendo adorado. Quando passamos a ignorar as coisas que Deus nos deu pra fazer e passamos a realizar somente aquilo que queremos e que gostamos demonstramos que nossas regras e vontades
são maiores que a do Pai, fazendo assim um coração idólatra sobre um altar que deveria ser do Senhor. Irmãos estes ídolos criados por nós mesmos se manifestam quando fazemos apenas o que nos agrada e não ao que agrada a Deus; quando ignoramos a vontade de Deus para nossa vida como cristãos convertidos; exaltamo-nos quando fazemos algo e nos passamos por pessoas altas e alto suficientes; dizemos e decidimos coisas que achamos que Deus faria, como se nós soubéssemos exatamente o que Ele quer; ou quando ignoramos opiniões achando que apenas o que pensamos ou julgamos é correto e digno de aceitação; Enfim, como um deus, julgamos os outros e os condenamos como pensamos ser correto e justo. Deus é claro quando diz que se destruirmos seu santuário seremos por Ele destruídos, servir a Deus é muito mais do que obedecer ao que pensamos ser correto, temos que buscar e aceitar aquilo que Deus nos propõe e fazer tudo de bom grado, pois fazemos para honrar e bendizer seu Santo nome. Seja com louvores, ações e oração, fazemos tudo para o Senhor e não para nós mesmos, para que possamos ser verdadeiramente usados pelo Senhor, temos primeiramente que limparmos de todos os ídolos que existem no nosso coração deixando-o limpo para que um só Deus seja erguido e adorado. Peça isso ao Senhor neste momento. Derrubemos nossos altares e deixemos reinar o Senhor que é Santo, santo e Santo!
Pra. Maria do Rocio