Jesus diz: “... vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto...” (Mateus 6.6).
A vida espiritual é um dom. É o dom do Espírito santo que nos eleva ao Reino do amor de Deus. Mas, dizer que ser elevado ao Reino do amor é um dom divino não significa que esperamos passivamente até que ele nos seja oferecido, Jesus nos manda firmar nossos corações no Reino.
Uma vida espiritual sem disciplina é impossível. Disciplina é o outro lado do discipulado. A prática de uma disciplina espiritual nos torna mais sensíveis à suave e gentil voz de Deus.
O profeta Elias não encontrou Deus em uma poderosa ventania, num terremoto ou fogo, mas numa brisa suave. Pela prática de uma disciplina espiritual nos tornamos atentos àquela voz suave e desejamos responder quando a ouvimos, fica claro que estamos frequentemente envolvidos por muito ruído interior e exterior, isso torna difícil a quietude para poder ouvir Deus.Muitas vezes nos tornamos surdos, incapazes de saber quando Deus nos chama e de entender em qual direção Ele nos chama. Uma vida espiritual requer disciplina porque precisamos aprender a ouvir a Deus , que fala constantemente, mas nem sempre é ouvido, quando aprendemos a ouvir, nossas vidas se tornam obedientes. A disciplina espiritual é necessária para que seja possível mudar, de uma vida sobrecarregada de preocupações barulhentas a uma vida na qual possamos ouvir nosso Deus e seguir suas orientações. E o esforço concentrado para criarmos algum espaço interior em nossas vidas, onde a obediência possa ser praticada. Por meio da disciplina espiritual evitamos que o mundo encha nossas vidas ao ponto de não restar mais espaço para ouvir o que deus esta nos falando, nos libera para orar ou, permite ao Espírito de Deus orar em nós.
Se queremos realmente este momento com Deus precisamos aprender a nos separa, a aquietar o espirito, nos desligar dos problemas externos do nosso dia a dia e reservar-nos completamente para este momento com Ele.
Chamo de tenda este momento, pois ali só eu e Ele, quietude de espírito, nenhum pensamento que possa me afastar dEle, nem que possa interromper esta comunhão. Sem esta separação do mundo externo é virtualmente impossível viver uma vida espiritual. Precisamos começar com um tempo e lugar para Deus, e para Ele somente. Se realmente cremos não apenas que Deus existe, mas também que Ele está ativamente presente em nossas vidas curando, ensinando e dirigindo, precisamos separar tempo e espaço para lhe dar nossa atenção exclusiva.
Ainda que possamos ter um profundo anseio por real silêncio e isolamento, também experimentamos certa apreensão, à medida que nos aproximamos daquele lugar e momento solitários. Tão logo ficamos sós, sem pessoas com quem conversar, livros para ler, TV para assistir, ou chamadas telefônicas a dar, um caos interior se instala em nós. Esse caos pode ser tão perturbador e confuso que mal podemos esperar para nos ocuparmos outra vez. A disciplina da comunhão, é o esforço para criar um espaço livre e vazio para que possamos praticar a verdadeira obediência é o caminho para que liberemos espaço para ouvir a Deus. Criar espaço para Deus em nosso meio requer o constante reconhecimento do Espírito Santo. Quando reconhecemos o Espírito de Deus doador da vida no centro de nossa vida nos tornamos capazes de firmar nossa verdadeira identidade, também podemos ouvir o mesmo Espírito doador da vida nos falando. E quando chegamos a reconhecê-lo como a fonte de nossas vidas em comunhão, mais prontamente também ouviremos Sua voz em nosso recolhimento.
Separe-se para ouvir Deus, tenha comunhão com Ele, deixe-o dirigir os teus passos, as mudanças serão grandes, mas fica de fora da tua vida o medo, a insegurança. Estamos andando de mãos dadas com o Pai. E Ele quem direciona os nossos passos, quem faz as escolhas por nós, não seremos mais passivos de erros, estamos ouvindo aquele que quer o melhor para nós.
SWEET HOLY ESPIRIT, DOCE ESPIRITO SANTO, QUERO TE OUVIR, TE AMO ESPÍRITO SANTO.
Pra. Maria do Rocio