O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. Isaías 61:1-4
Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ritual evangélico. A unção deve ter um propósito “porque o SENHOR me ungiu para pregar ..., enviou-me a curar ..., a proclamar libertação ... e por óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”. Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.
A unção do Leproso – CURA E PERDÃO: Levíticos 14.13-18. Pessoas que precisam ser curadas e perdoadas por Deus. O leproso era alguém desprezado por todos e achava que até Deus o havia abandonado.
A unção do Sacerdote - SANTIFICAÇÃO: Êxodo 40.12-15 Pessoas que desejam se consagrar em oração. O sacerdote era alguém escolhido para ter acesso ao Senhor e falar com Deus, levando as orações do povo.
A unção do Profeta - PROFECIA: I Reis 19.16 Pessoas que querem ser usadas para pregar a Palavra. O Profeta era um do meio do povo que Deus usava para falar com o povo.
A unção do Rei - AUTORIDADE: I Samuel 16.13 Pessoas que precisam de autoridade para vencer.
A unção -Cura: o leproso foi curado física e espiritualmente; -Santifica: o sacerdote era consagrado ao Senhor; -Profetiza: o profeta revelava a vontade de Deus; -Autoriza: o rei tinha total autoridade.
Em resumo se você é como o leproso, Deus te cura e te perdoa. Se você quer sentir mais a presença de Deus, o Senhor te unge como sacerdote. Se você quer ser usado por Deus para anunciar o evangelho, Deus te unge como profeta. Se te falta autoridade, Deus te unge como um rei. Ou seja a unção te cura, santifica, profetiza e autoriza!
Podemos entender que a unção nos foi confiada apenas para que pudéssemos exercer alguma função na obra de Deus. Também fica claro que Deus nos deu e portanto também deve ser dada, não o que se cobrar para fazer a obra do senhor, já que Ele de graça te capacitou.
Ser ungido é ser escolhido para realizar os propósitos do Senhor nosso Deus; Ninguém é ungido simplesmente para ter um cargo ou para ostentar posição.
Unção não é brinquedo, é uma ferramenta para te capacitar para aquilo que terá que realizar.
Se recebo unção sou responsável pelo que fizer com ela, me será cobrado no dia do julgamento o destino que dei aquilo que recebi.
Pra. Maria do Rocio