“Ora, aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinham consigo senão um só.” Marcos 8:14.
Jesus aproveita a ocasião para mostrar sua oposição aos fariseus. Refere–se ao fermento e ao pão. Em lugar do inesgotável pão verdadeiro, pão que nos dá a vida eterna, os fariseus impunham aos seus discípulos o alimento fermentado de suas tradições que contaminavam os seus seguidores, assim como o fermento, a levedura, que representava a corrupção eles não podiam compreender as palavras de Jesus justamente por causa das muitas regras impostas pelo homem.
Neste caso, Jesus, adverte os seus discípulos para que não comam do alimento impuro dos fariseus, oferecendo-se a si mesmo, como o pão vivo descido dos céus para dar vida ao mundo.
Os fariseus se negavam a seguir os ensinamentos de Jesus, não reconheciam os seus milagres.
Jesus estava se referindo ao pão material, o fermento que representava o ensinamento dos fariseus, nas tradições perversas, nas heresias e nos vícios, que cegavam os seus seguidores, causando a cegueira espiritual.
Os discípulos, que só tinham trazido um pão para alimentar o povo que seguia Jesus, tiveram dificuldades em compreender, que o Mestre falava do pão espiritual, Jesus, falava aqui do pão do céu, do alimento, que lhes daria a verdadeira liberdade, o Senhor quer tirar dos corações dos seus discípulos à preocupação pelos alimentos e, assim, ao mesmo tempo, mostrar que deveriam confiar nEle, por isso, ao repreendê-los, Jesus recorda a eles as duas situações, o número dos que comeram e das sobras recolhidas no milagre da multiplicação dos pães. A intenção e torná-los mais preparados para assumir uma nova vida, livres para participar da Verdade dos ensinamentos do Mestre, em um nascer constante do amor de Deus.
Todo este texto expõe a nós o que ainda se faz nas muitas igrejas, onde o fermento dos fariseus é que esta sendo ofertado, onde se colocou em segundo plano o pão que nos dá a vida, onde se deixa de louvar a Deus, como se deveria fazer para seguir rituais e costumes de denominações que ainda não compreenderam que nada se pode fazer para Deus que tenha sido criado pelo homem, Deus não aceita ofertas de corrupção, nem aceita falsificações, tampouco admite muitos dos costumes levados a termo por muitos.
Honrar pai e mãe, viver em paz com os irmaos, disse Ele é mais importante do que muitas ofertas, ou hipocrisias, religiosidade, usos e costumes criados por fariseus que não compreendem a palavra , que pensam ainda viver na época de Jesus, no pais em que Ele viveu e usam isto para colocar regras a alguns, enquanto a outros permitem fazer o que querem.
Nao importa o que voce usa , ou come , ou ve, desde que nao ofenda aos irmaos e respeite as Leis do Senhor.
Deus só quer amor, temor e adoração, AMÉM
Pra. Maria dorocio-PROJETO LUZ DO MUNDO