Na noite anterior à crucificação, Jesus informou os apóstolos que retornaria ao céu e pediria ao Pai que lhes enviasse o Espírito Santo para servir-lhes de guia. Ele disse: "O Espírito da verdade . . . vos guiará a toda a verdade" (João 16:13).
Paulo disse que o mistério "em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito". Ele afirma ter escrito o que foi revelado e podia ser entendido pelos santos (Efésios 3:3-5). Paulo disse que os dominadores deste século não entendiam a sabedoria de Deus. Aliás, segundo ele, as coisas que Deus preparou para o homem nem mesmo tinham entrado no coração do homem. Ele disse que "Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" (1 Coríntios 2:10). Paulo ressaltava que as palavras que ele proferia eram "ensinadas pelo Espírito" (1 Coríntios 2:13).
Esses versículos deixam claro que o Espírito Santo havia então revelado a vontade de Deus ao homem. O Espírito Santo Confirmou a Palavra falada pelos apóstolos por sinais, maravilhas, milagres e dons espirituais. O evangelho tinha de ser pregado para que o homem pudesse crer, ser batizado e ser salvo. Jesus disse: "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados" (Marcos 16:17-18. O Espírito Santo não apenas guiava os apóstolos para toda a verdade, mas confirmava a palavra que proferiam por meio dos milagres.
O Espírito Santo nos revela as coisas de Deus, somente através dEle temos o conhecimento do que Deus quer para as nossas vidas.
Quem não conhece a vida em Espírito, não tem como ter as revelações de Deus para a sua própria vida.
Ouvimos Deus através da convivência do nosso espírito com o Espírito Santo.