Jesus quando foi confrontado por um grupo de fariseus com a pergunta sobre qual seria o maior de todos os Mandamentos. Em resposta o Senhor Jesus apresentou o resumo da lei.
Os Dez Mandamentos mostram os deveres do homem para com Deus; isto, nos quatro mandamentos iniciais; os outros mandamentos apresentam os deveres do homem para com o seu semelhante. Neste resumo da Lei, Jesus transmite justamente esta ideia, pois Ele fala do amor do homem para com Deus e do amor do homem para com o seu semelhante, esta mesma ideia, se verifica quando Deus fala a Moisés que nada pode ocupar o Seu lugar.
Também no Sermão da Montanha Jesus deixou claro o princípio da primazia de Deus, Se Jesus colocou todos os mandamentos em um único sentimento é porque este é o fundamento de toda a Lei, ou seja, só em amor: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Isto é o que se espera do cristão, uma renuncia a si próprio pelo amor a Deus, infelizmente vemos muita falsidade, amam a Deus da boca para fora, pois não conseguem ter o amor que é requerido ao seu próximo e voltamos então a questionar: se não amo ao meu próximo a quem vejo como posso amar a Deus que não vejo, esse é o amor falso, amam ou dizem amar, mas começam pelo não obedecer. Toda a Lei de Deus é fundamentada na palavra amor, Deus é amor, Deus ama incondicionalmente. Amém
Pra. Maria do Rocio