E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. (Gênesis 4:1-2)
Caim e Abel nasceram depois que Adão e Eva foram expulsos do paraíso, Abel era um pastor de ovelhas e Caim era agricultor, Caim não tinha uma boa índole e Abel era um homem pacato, morreu sem se revoltar contra o seu irmão.
Pela profissão escolhida já se pode saber que era um homem de paz.
Caim matou Abel, era violento e não aceitou que Deus tivesse Abel em melhor conceito do que ele.
Todo este texto esta relacionado à entrega das primícias do Senhor, Caim ao fazer a oferta a Deus não entregou as primícias da terra realmente, a Bíblia diz tempos depois, ao contrário de Abel que separou para ofertar a Deus o primeiro animal do rebanho, Caim não observou que deveria ser o primeiro, mas Abel assim o fez.
Deus agradou-se da oferta de Abel e disse a Caim que se ele procedesse de maneira correta Ele também teria se agradado dele, mas Caim quando ouviu isto se enfureceu e partiu para cima de Abel e o matou. Este episódio acabou com a palavra de Deus cobrando de Caim o sangue inocente derramado na terra. Caim passou o resto dos seus dias perambulando pelo mundo como fugitivo, pois Deus disse que não se poderia matar Caim. Assim nem Caim nem Abel foram os formadores da raça humana, conforme a promessa de Deus, depois veio Sete.
Pra. Maria do Rocio