A morte de Estevão foi muito importante para o cristianismo por isto o Espírito Santo a registrou na bíblia nos dando conhecimento da intrepidez deste seguidor de Jesus.
Estevão falava diante de lideranças políticas e religiosas com grande entusiasmo que isto incomodava aos ouvintes, eles não estavam preparados para ouvir um diácono tão efusivo em falar de Deus, de Jesus ao qual seguia, quando Estevão afirmou que o povo era rebelde, obstinado de coração e de ouvidos, que eles eram como os seus antepassados que sempre resistem ao Espírito Santo, que perseguiam os profetas, que matavam os que falavam da vinda de Jesus, que eram traidores e assassinos enfurnados dentro de palácios e sinagogas que receberam a Lei, mas que não a obedeciam ao povo se enfureceu, o ódio tomou conta deles a tal ponto de haver um ranger de dentes, porem Estevão não deu conta disso, não se amedrontou e continuou com o que estava fazendo e olhando para o alto disse: "Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus". Quando ouviram tais palavras os ouvintes se enfureceram, taparam os ouvidos, gritando contra ele e o arrastaram para fora da cidade, arrancaram-lhe o manto e colocaram sobre Saulo que assistia a tudo com admiração e os enfurecidos lideres religiosos e políticos começaram a atirar pedras sobre Estevão que ainda em pé conseguiu dizer: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". A chuva de pedras aumentou. Ele caiu de joelhos, clamando: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado", e morreu.
Enquanto os homens pegavam de volta seu manto e iam embora, Saulo se viu sozinho, olhando para o corpo inerte do jovem pregador. Saulo fora a Jerusalém para ajudar a silenciar os seguidores de Jesus, cujo número crescia cada vez mais, mas as palavras daquele jovem cristão ecoaram–lhe na mente. Ele não conseguia entender como alguém estaria disposto a morrer por aqueles cristãos que ele perseguia. Estevão morreu pelo amor a nosso Senhor Jesus Cristo. As Sinagogas continuam cheias de lideres enfurecidos tentando acobertar a verdade sobre a palavra de Deus e estão ávidos por poder apedrejar quem fale a verdade, Jesus morreu por nós, Amém?
Pra. Maria do Rocio