Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. (Lucas 17:3-4)
Para que se possa entender o que Jesus nos fala neste texto temos que voltar a algumas situações do nosso dia a dia, como perdoar quem te ofendeu? E se esta situação se repetisse, se esta pessoa te ofendesse duas, três, quatro vezes, se ela te pedisse perdão, você perdoaria?
Jesus diz que devemos perdoar sempre, não importa quantas vezes o fato ocorreu o que importa e que tantas quantas se apresentou assim deverá ser liberado o perdão.
Jesus perdoou a tudo e a todos, mesmo aqueles que o puseram na cruz para morrer.
A bondade de Deus não lhe permite deixar de liberar perdão, Não podemos nós ser diferentes neste gesto, Deus nos pede para liberarmos perdão tantas vezes quantas nos for pedido.
O pedido de perdão implica em arrependimento se você ofendeu a alguém e se arrependeu, terá o perdão da pessoa quando pedir e se ela entender a palavra de Deus, mas mais importante que isso ainda que a pessoa não o perdoe, Deus o perdoará, Ele pode ver o seu arrependimento, o seu coração contrito e lhe dará o perdão.
Muitas pessoas neste mundo vivem atormentadas pelo complexo de culpa, são incapazes de liberar perdão a si próprio, vivem pedindo perdão a Deus e ainda assim se culpam pelo que fizeram, este é o outro lado do perdão de Deus, Ele, o Senhor diz que esquecerá os seus pecados, que estes estarão lá no fundo do oceano para que não se lembre mais dele, logo a culpa não deve existir se você se arrependeu e pediu perdão a Deus, creia Ele é fiel e cumpre todas as Suas promessas e esta é uma delas.
Peça perdão a quem ofendeu peça perdão a Deus e perdoe-se, se assim não for não terá vida com Deus, Deus não vive com o pecado e culpar-se pelo que já foi perdoado pode-se entender assim. Amém?
Pra. Maria do Rocio