Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:26-27)
O discipulado para o cristão tem início logo após ter recebido o batismo nas águas ou batismo de arrependimento, esse trabalho requer bastante dedicação, assim como fez Jesus com os Seus discípulos; Para entendermos o que é discipulado fomos buscar no texto de Lucas o que o Senhor exigia como essencial para a formação de um discípulo.
Hoje o discipulado não faz mais estas exigências e por isto vamos ter muitos discípulos com falhas de caráter, com falta de disciplina e alguns até relapsos ao verdadeiro motivo do que ali esta aprendendo.
Para discipular é preciso caminhar junto, nenhum discípulo vai aprender apenas de responder questões teóricas, é necessária a leitura diária da palavra e o acompanhamento no maior tempo possível do discipulador, que aqui pode ser o pastor, ou outro membro da igreja que já tenha um caráter formado.
O entendimento deste texto para o discípulo parece ser a barreira, a demora em entender que só a entrega total a Jesus vai transformá-lo é que acarreta algumas dificuldades de aprender.
Jesus ensinava os Seus discípulos no dia a dia nas pregações, nos momentos em que estava com a multidão e também no particular com os Seus doze escolhidos.
As palavras do texto são do próprio Jesus, mostrando que o que Ele pedia aos Seus era o que se fazia necessário para se tornar discípulo dEle.
A exigência nos dias de hoje é que antes de qualquer trabalho essa pessoa, ou esse pastor que irá fazer o discipulado tenha a sua vida dentro das palavras de Jesus, isso significa algumas renuncias, por este motivo Jesus assim falou. Amém
Pra. Maria do Rocio-PROJETO LUZ DO MUNDO