E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
(Mateus 3:11-17)
O batismo de Jesus era necessário, Deus o revelaria ao mundo como aquele que traz vida e vida Jesus trousse. Curou enfermos e libertou cativos, porem veio a este mundo para salvar a humanidade, veio para nos mostrar que pelo batismo podemos receber o Espírito de Deus, o primeiro batismo nas aguas, que era o batismo de João, era o batismo de arrependimento, porem Jesus veio para batizar com o Espirito Santo; O Espírito Santo, que é representado pelo rio de agua viva, pela pomba, pelo azeite da unção, pelo vento, pelo fogo, pela chuva, pelo óleo, e pelo orvalho, é o Espírito de Deus que nos é dado no batismo, para que com Ele nos possamos viver dentro do querer de Deus, Ele é quem vem para nos convencer de todas as coisas concernentes ao reino e para nos ajudar na caminhada. Jesus também o recebeu para exemplificar que assim como para Ele, o poder de Deus vem pelo batismo com o Espírito Santo.
Pra. Maria do Rocio- PROJETO LUZ DO MUNDO