Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:11-14
É interessante como certos termos que encontramos na Bíblia podem dar a certos homens a ideia de que têm liberdade de cobrar algo das pessoas. Hebreus 13:17, não dá a homem algum o direito de cobrar obediência ou submissão. Apenas sugere isso.
Um pastor biblicamente falando é aquele que tem o Dom, em Hebreus 13:17 esta se falando daqueles que foram instituídos lideres, na verdade a tradução exata fala de presbíteros, eram os anciãos que pregavam a palavra e conduziam o povo não aqueles que detinham o cargo por ter uma denominação.
A palavra pastores ai colocada esta no plural, não aparece no singular, portanto a função pastoral de um homem só, não tem respaldo bíblico.
Esta palavra é igual a que diz amai-vos uns aos outros, A ordem é para eu amar, não para eu exigir que as pessoas me amem. Aqueles que querem reconhecer alguém como pastor que o façam por observação da denominação a qual fazem parte, porém Jesus disse Eu Sou o Bom Pastor e mais, nos adverte quanto aos mercenários, o bom pastor dá a vida pelas Suas ovelhas, ELE DEU A VIDA POR NÓS. Ele é o meu pastor.