E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. ¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? (Gênesis 3:8-9)
Todos os dias o Senhor se encontrava com o homem e a mulher para conversar com eles ao entardecer. Era um momento de intimidade com o Senhor, como um pai que coloca os filhos para dormir. Quando Deus colocou um limite para eles dizendo que não comessem determinada fruta e eles caíram na conversa da serpente, seus olhos se abriram para ver o que nunca perceberam: estavam nus. Por isso se esconderam. Quando foram encontrados por Deus, ao invés de se arrepender e pedir perdão, Adão colou a culpa em Eva e esta culpou a cobra.
A nudez representa muito mais que ver o corpo despido. Eles passaram a ver o mal que nunca tinham visto, pois até então eram puros. Desde então o ser humano tem a tendência de fugir e se esconder. Quando enfrentamos um problema, temos duas alternativas: fugir ou enfrentar.
Deus sempre procura o ser humano para reencontrá-lo, mesmo assim continuamos fugindo de Deus e o Senhor continua nos procurando e dizendo “onde estás?”.
Pra. Maria do Rocio