Escolha o idioma

Mensagem

      

GEAZI

Era costume dos profetas terem um moço, ou seja, alguém que estivesse próximo a ele para o auxiliar no seu dia-a-dia, um servo próximo. A Bíblia nos relata que Elias tinha o seu moço, que, inclusive, deixou em Berseba, antes que fosse para o deserto pedir a morte. Após a sua experiência no monte Horebe, Elias vai ter com o moço a Eliseu, que, começando como moço do profeta viria a ser seu sucessor. Seguindo este costume, Eliseu também escolhe um moço, chamado Geazi, nome cujo significado é vale da visão, Geazi é mencionado nominalmente por doze vezes nas Escrituras, a indicar que se tratava de um servo especial de Eliseu, não sendo, pois, despropositado considerar que Geazi estava sendo preparado pelo profeta para um papel especial dentre os filhos dos profetas, quiçá seu sucessor, já que Eliseu aprendera com Elias que o ofício profético teria de ter continuidade.
Geazi acompanhava Eliseu em todos os lugares onde o profeta ia, no seu encargo de cuidar dos filhos dos profetas, sabendo, pois, perfeitamente o que significava ser um santo homem de Deus, como reconhecera a sunamita, a ponto de esta ter conseguido que seu marido edificasse um pequeno quarto junto ao muro onde o profeta pudesse se hospedar quando passava por Suném. Geazi mostrava  que era um homem de visão, um homem que estava a seguir os passos de Eliseu, que entendia que o ministério de seu senhor era um ministério de exercício de compaixão, de benefício ao próximo. Com o milagre da conceição e nascimento do filho da sunamita, também pudera ver com seus próprios olhos que valia a pena servir ao Senhor desinteressadamente.  Não se conformara em ser apenas o moço do profeta e passou a ter, em seu coração, um desejo de obter alguma vantagem, pois não queria manter-se apenas como servo de Eliseu, seguindo de uma a outra escola de profeta, sendo apenas um servo, esquecido de que Eliseu assim tinha sido por alguns anos. Este desejo que brotou no coração de Geazi irá se manifestar no episódio da cura da lepra de Naamã, o comandante do exército da Síria que foi até Israel a fim de ser curado, atendendo à sugestão daquela israelita que, como presa de guerra, passara a servir ao general sírio. Ao saber que o rei de Israel se desesperara ao ler a carta do rei sírio em que se pedia que Naamã fosse curado da sua lepra, o profeta Eliseu mandou um mensageiro até o general, mandando-o lavar sete vezes no Jordão para obter a cura. Ora, Naamã tinha ido até a casa de Eliseu e ali parado com toda a sua comitiva, trazendo dez talentos de prata e dez mudas de vestidos. Geazi a tudo viu, pois estava sempre com Eliseu. O texto não nos permite dizer que foi Geazi o mensageiro que Eliseu mandou a Naamã, e é bem provável que não tivesse sido, já que o texto bíblico  sempre nomeia Geazi e a indignação do general sírio em não ter sido recebido pode muito bem ter se dado não só por Eliseu não o ter atendido, mas também por nem sequer seu principal servo tê-lo feito

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 182 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5235972

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.