E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. Êxodo 2:1-10
Joquebede é desafio para as mulheres de hoje. Se tivermos hoje mulheres inteligentes, confiantes, humildes, temente a Deus e líderes, teremos um grande ministério sendo exercido na igreja. E assim não teremos dificuldade de dizer como o apóstolo Paulo "Desperta o Dom que há em ti..." (II Timóteo 1.6). O Ministério com Mulheres é composto por mulheres casadas e solteiras e está dividida em vários grupos de trabalho. Estes grupos, durante a semana, fazem culto de evangelismo e realizam visitas na casa de pessoas levando a Palavra de Deus. Sendo a maior parte da Igreja formada por mulheres, elas tem um papel fundamental no corpo de Cristo.