Por que o nome de Deus não aparece em dois livros da bíblia? a explicação que ouvimos com frequência e que o nome de Deus era tão sagrado no Antigo Testamento, que as pessoas não pronunciavam e que na leitura que indicava o vocábulo do nome de Deus, era escrito de tal forma que no hebraico não se pudesse ler, o chamado Tetragrama. De fato, os judeus tinham uma consideração muito grande pelo nome de Deus e procuravam não pronunciá-lo de nenhuma forma. O livro de Ester realmente não fala o nome de Deus diretamente, isto podemos perceber na leitura atenta do texto, entretanto o livro de Ester fala de Deus de forma indireta, por exemplo quando fala de jejum:
“Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” (Es 4,16)
Embora o livro do Cântico dos cânticos é reconhecido oficialmente com o parte constitutiva da Bíblia, nem sempre foi assim. Entretanto o não mencionar a Deus não desqualifica o livro dos cânticos dos cânticos, assim como pensar o contrário se poderia dizer que a presença da palavra “Deus” não tornaria o livro canônico. Encontramos o nome de Deus na sua forma abreviada, no capítulo 8, versículo seis, onde se diz que o amor é “a chama de Jah”.
“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor.”(Ct 8,6)