Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’” (Atos 21.10,11).
Ágabo predisse que os judeus de Jerusalém, Contudo, quando Paulo foi efetivamente capturado em Jerusalém, mais tarde no mesmo capítulo, Lucas nos diz que não foram os judeus, mas os romanos que amarraram Paulo: É importante notar que Lucas não tem intenção de mostrar que Ágabo proclamou uma profecia imprecisa. Essas palavras são apenas detalhes, alguém poderia dizer.
Ágabo -Profeta cristão que, junto com outros profetas, desceu de Jerusalém até Antioquia, da Síria, durante o ano da permanência de Paulo ali.
Ágabo predisse, mediante o espírito, “que uma grande fome estava para vir sobre toda a terra habitada”. Perto do fim da última viagem missionária de Paulo (por volta de 56 EC), Ágabo encontrou-se com ele em Cesaréia, e ilustrou uma profecia sobre a futura prisão de Paulo em Jerusalém por amarrar suas próprias mãos e seus próprios pés com o cinto de Paulo. — At 21:8-11.