Escolha o idioma

Mensagem

      

GIBEÁ

A palavra Gibeá, para quem conhece a história, causa arrepios ainda maiores, porque reúne sexo e violência. Trata-se de uma cidade israelita localizada no território da tribo de Benjamim, a cinco quilômetros ao norte de Jerusalém, a moderna Tell el-Ful. Mais de 1.050 anos antes de Cristo, alguns homens bissexuais de Gibeá, sendo impedidos de ter relações com um levita de passagem pela cidade, abusaram de sua mulher durante toda a noite, causando a morte da jovem senhora. Porque as autoridades de Gibeá não tomaram providência alguma para punir os responsáveis, as outras tribos, indignadas com o crime, declararam guerra contra a tribo de Benjamim. A guerra civil deixou mais de 60 mil mortos e as cidades benjamitas, inclusive Gibeá, foram incendiadas e destruídas. Da chacina só sobraram quatrocentos rapazes, que, mais tarde, vieram a se casar com moças de Jabes-Gileade, sobreviventes de outra chacina (Jz 19–21).
Para surpresa do povo e também nossa, quando, pouco depois, a monarquia foi estabelecida, Saul, o primeiro rei de Israel, escolhido pelo próprio Deus, era um benjamita exatamente de Gibeá. O pai dele (Quis) ou o avô (Abiel) seriam um dos quatrocentos rapazes sobreviventes da matança de Gibeá e a mãe deveria ser uma das quatrocentas virgens sobreviventes da matança de Jabes-Gileade. É por isso que Saul explicou a Samuel: “Eu sou da tribo de Benjamim, a menor de Israel” (1Sm 9.21).
Esse fato inesperado e até mesmo fora de qualquer lógica é uma manifestação inequívoca da capacidade perdoadora de Deus, como está escrito em Romanos 5.20: “Onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda” (NTLH), ou, “Onde proliferou o delito, a graça transbordou.

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 94 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5239540

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.