Salomão é o mais extravagante de todos os personagens das Escrituras Sagradas. Pode ser chamado, sem erro, de polivalente, superdotado e exagerado. Viveu mil anos antes de Cristo. Era filho de Davi com Betseba. Foi educado pelo profeta Natã. Assentou-se no trono de Israel por decisão do rei Davi. Foi uma expressão da misericórdia divina, uma vez que descendeu exatamente da mulher com a qual Davi adulterou. Seu nome está na árvore genealógica de Jesus Cristo, pois “onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda”. Salomão escreveu mil e cinco cânticos e três mil provérbios. O Cantares de Salomão. É o único que aparece na Bíblia, além de um dos quinze cânticos de romagem. Dos três mil provérbios, muito menos da metade está na Bíblia, sob o títuloProvérbios de Salomão. Se cada versículo de Provérbios fosse um provérbio, teríamos então 915 provérbios, somente um terço de toda a sua produção. Seus livros revelam um impressionante conhecimento da natureza humana. Não será exagero afirmar que Salomão era mais psicólogo que alguns psicólogos e ministros religiosos de hoje. Ele menciona detalhadamente a estratégia da mulher prostituta na sedução de um jovem; Fala sobre o perigo da jactância: “A desgraça está um passo depois do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda” (Pv 16.18, BV). Salomão entendia muito do comportamento feminino: da mulher adúltera, da mulher briguenta, da mulher virtuosa. Conhecia bem a índole do homem preguiçoso, do homem ganancioso, do homem iracundo. Escreveu conceitos tremendamente atuais sobre um governo injusto.
O pai de Salomão adulterou e mandou matar o marido traído. Depois caiu em si, confessou seu pecado e foi plenamente restaurado. Pedro negou vergonhosamente a Jesus três vezes.
Depois, chorou com amargura de alma e foi restaurado na presença dos discípulos. Salomão
embora não haja nenhuma narrativa explícita de seu arrependimento e restauração, o livro deEclesiastes deixa claro que Salomão não terminou os seus dias em pecado. Esse livro é um dos mais belos livros de confissões, do princípio ao fim. Com impressionante sinceridade, ele põe a sua alma para fora.