Medida de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. Ninguém sabe quando esta medida entrou em uso. O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 50cm. O dos romanos media 45cm.
Segundo o livro do Apocalipse (21, 17), o apóstolo João tem uma visão inspirada por Deus de como serão os tempos finais e a volta de Jesus, e a altura da muralha da Jerusalém Celeste é descrita com 144 côvados, a mesma altura dos anjos. Imagine agora se um côvado for equivalente a 46,25 cm…
144x0,4625= 66,6 m
Obs: "17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo." A interpretação correta é que conforme a medida de homem os anjos medem 66,6m ( sessenta e seis metros e sessenta centimetros)
Um outro exemplo é a altura do Gigante Golias,que se levanta junto com os Filisteus a desafiar o Exercito de Israel. Seu tamanho é descrito no Livro de I Samuel capítulo 17:4 como de 6 côvados e um palmo,que daria 2,94m aproximadamente,só contando a medida em côvados romanos.