Escolha o idioma

Mensagem

      

A LUTA DE JACO


A história envolve Jaco  O relato é  que após vinte anos de trabalho em Charan, onde esteve a serviço de seu tio, Labão, Jaco fugiu com a família de volta a seu torrão natal a Terra que um dia ostentaria o seu nome. Em uma profecia, Deus ordenara a Jaco: Volta à Terra de teus pais e para a tua parentela e Eu estarei contigo (Gênese, 31:3).
Já se tinham transcorrido muitos anos desde que Jacob deixara sua terra natal. Após receber as bênçãos patriarcais de seu pai Isaque, ele fora despachado de sua casa como forma de protegê-lo contra a ira de seu irmão Esaú. Guerreiro e caçador ávido por sangue, Esaú acusara Jaco de lhe ter usurpado as bênçãos patriarcais da progenitura e ameaça-o de morte. 34 anos mais tarde Jaco seguiu em direção à terra de seus antepassados, com sua família e todos os seus agregados. Jaco percebia que seria inevitável seu encontro com o irmão. Não tinha certeza se a ira de Esaú se tinha dissipado, portanto, decidiu tentar apaziguá-lo, Esaú vinha ao encontro de Jacob com um exército, o que por certo não era um indício de intenções pacíficas. Jaco temeu muito e se angustiou... (Gênese, 32:8. Jaco se prepara para o confronto de três formas: ora a Deus por salvação, prepara um suntuoso presente para apaziguar a ira de Esaú e se prepara, bem como a seu pessoal, para a batalha. E dividiu o povo que estava com ele, e as ovelhas, e as vacas e os camelos, em dois acampamentos. E disse: Se vier Esaú a um acampamento e o arrasar, terá o acampamento restante escapado (Gênese, 32:8-9). Jaco despacha, na frente, seus homens com os presentes para Esaú, ficando para trás com sua família. E então, misteriosamente, Jaco levanta-se em meio da noite, para ajudar sua família a atravessar. Mas ele fica para trás.


E ficou Jaco só, e lutou um homem com ele, até levantar-se a aurora (Gênese, 32:25). Um único verso descrevendo a luta que durou até o amanhecer, mas durante a qual nenhum dos dois personagens proferiu uma palavra sequer.
E viu o anjo que não podia com ele, e tocou-lhe na articulação de seu quadril; e deslocou-se a junção da coxa de Jaco do quadril, em sua luta com ele (Gênese, 32:26). O ferimento de Jaco tem forte significado pois nos deixou uma importante lei de cashrut: Por isso não comem os filhos de Israel o tendão encolhido que está sobre a articulação da coxa, até os dias de hoje.
Mas, apesar de ferido, Jaco prevaleceu. O homem que fugira de casa, que fugira com toda a sua família da casa de seu tio inescrupuloso, em Charan, e que temera confrontar seu irmão, lutara com um anjo e sobrevivera.

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 139 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5237914

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.