E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Este texto nos dá a revelação do que era a igreja primitiva, era o ápice de um movimento avivado, de uma fé inabalável na palavra que recem ouviram do Senhor. Jesus se fora, não estava mais entre eles, como homem, carnal, mas estava sim com eles para que fizessem aquilo que lhes tinha sido ensinado por Ele.
Semeavam a palavra de Deus certos que cada alma alcançada seria salva, se empenhavam para que cada individuo que ouvisse esta palavra fosse tocado pelo Senhor e recebesse o batismo do Espírito Santo, tinham a convicção que após este ato, todos estariam salvos.
Não abandonavam ninguem antes que tivesse recebido O CONSOLADOR ESPÍRITO SANTO, só então poderiam caminhar sozinhos, não mediam esforços para que isto acontecesse.