“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo” (Ap 20.1-3);
O Milênio é um período de tempo que compreende o Reino de Cristo. Inicia-se com a Vinda de Jesus ao término da Grande Tribulação e finda na batalha de Gogue e Magogue, quando Cristo depois de vitorioso nessa batalha, entregar o Reino a Deus Pai. Durante o Milênio Satanás ficará preso no abismo: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos” (Ap 20.2). A prisão de Satanás prepara a terra para o reinado milenar de Cristo, que virá para a terra, como descrito em Apocalipse 19.15-16, no papel de REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Mas, Satanás ao ser solto do abismo, sairá arregimentando um poderoso exército, enganando as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como areia do mar (Ap 20.8). Esse povo mesmo depois de ter sido governado pelo Senhor por mil anos, ainda dará guarida a Satanás em seus corações, que fará uma última tentativa contra o Senhor e seu povo, mas serão todos derrotados.