Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
(Mateus 3:14-17)
Jesus se batizou por volta dos 30 anos de idade, e nesta ocasião foi batizado por João, O batismo de João era a manifestação pública do indivíduo que reconhecia a sua necessidade de arrependimento para assim receber a remissão dos pecados. Então, obviamente, vem a pergunta: pra que Jesus se submeteu ao batismo de João se Ele não tinha pecado nenhum? Ele mesmo nos responde: “cumprir toda a justiça de Deus”. Ao ser batizado por João identificou-se com os pecadores que Ele veio para salvar. Ou seja, ele não se batizou para admitir que precisasse arrepender-se, pois nunca havia cometido pecado. O batismo de Jesus marca o início do seu ministério, isso ocorreu logo depois que Ele foi tentado por satanás e saiu sobre a tentação, começa o Seu trabalho ministerial. ministerial.
Após o batismo de Jesus por João Batista no Rio Jordão, o povo passou a ser batizado com o batismo que conhecemos até hoje, o batismo cristão, ou seja você arrepende-se dos pecados e recebe Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador. O batismo é o passo inicial para tornar público a identificação com Cristo e, na maioria das igrejas cristãs, é a declaração consciente de que a partir deste ato o crente está se ligando oficialmente a igreja local e deve ser o resultado natural para quem recebe Jesus, a partir dele só podemos considerar viver em obediência ao Senhorio de Cristo. Amém
Pra. Maria do Rocio