E sucedeu depois disto que Davi feriu os filisteus, e os sujeitou; e Davi tomou a Metegue-Ama das mãos dos filisteus. (2 Samuel 8:1)
Jerusalém foi habitada pelos Jebuzeus durante muitos anos vários reis tentaram conquista-la mas não conseguiram, coube ao Rei Davi, após cinco anos de reinado a conquista desta cidade.
Davi reinou sobre Judá sete anos e seis meses em Hebrom e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá, isso perfaz um total de 40 anos e alguns meses este foi o tempo que reinou Davi sobre o povo de Deus. Davi empreendeu um longo período de guerras contra os filisteus, moabitas, e os reis ao norte e sul de Israel, estendendo desta forma as fronteiras de Israel até além do Rio Eufrares. Tomou o que seria hoje a faixa de Gaza e sujeitou os filisteus. Consolidou as fronteiras da Tribo de Rubem com o território de Moabe, ficando tanto estes quanto os filisteus tributários de Israel. Empreendeu uma campanha de sucesso em direção ao norte de Israel, contra o reino de Zobá, estendendo as fronteiras até o Rio Eufrates, dominando a Síria, quando esta saiu em defesa de Hadadezer, rei de Zobá. Também a Síria passou a pagar tributos a Israel. Davi sujeitou também os amonitas e amalequitas e junto com os irmãos Joabe e Absai conquistou os edomitas ao suas fronteiras consolidadas por Davi eram as mesmas prometidas por Deus a Abraão, conforme “fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”. O livro de II Samuel, capítulo 8, fala das conquistas deste rei, tudo o que foi por ele conquistado permaneceu até o reinado de Salomão seu filho, após a morte se Salomão começaram novas disputas por territórios e o que Deus havia prometido em aliança para o seu povo acabou novamente nas mãos de outros reis que não observaram o que Deus havia pedido e tanta era a infidelidade a Deus que Ele os deixava lutar e arcar com as consequências de seus atos sozinhos, foram muitos reis e até hoje não conseguiram reunir novamente as terras que faziam parte da aliança, ainda hoje vivem em lutas por estas terras.
Davi foi o maior dos rei de Israel. O Novo Testamento, em muitas passagens chama Jesus de Filho de Davi, de quem descende o Senhor tanto pelo lado materno, na ascendência até Natã, filho de Davi, como pelo lado de José, seu pai por adoção, descendente de Salomão.
Davi era um pecador, um homem segundo o coração de Deus, pecador confesso e arrependido, mas vivia pela graça do Senhor, Amém
Pra. Maria do Rocio