Visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá. ( Isaías 1:1)
O profeta Amós não é o pai de Isaías. O profeta Amós se descreve como cultivador de sicômoros separado de seus negócios por algum tempo para cumprir a vontade e o propósito de Deus.
Amóz, o pai de Isaías, tem genealogia desconhecida. Como ele tinha acesso à corte, alguns supõem ter sido parente do rei Uzias, mas é necessário estudar um pouco mais sobre o livro dos reis para esclarecer esta questão.
Na Bíblia existem nomes com grafias semelhantes, mas no caso de Amos e Amóz até o significado do nome difere, o primeiro com AmóS com S é o um dos profetas menores e o significado do seu nome é carregador de fardos, já o nome do pai do profeta Isaías é AmóZ com Z em hebraico significa firme, forte. Para não incorrermos em erros é necessário buscar cada nome separadamente e com o maior numero de informações possíveis.
Fica assim respondida a pergunta 3 da decima semana e esclarecida outra dúvida sobre o profeta Amós ser ou não pai do profeta Isaías, não é a resposta, o pai de Isaias é Amóz.
Pra. Maria do Rocio