Culto do dia 25.04 quinta feira Texto base Juízes 11:29- 34.
Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto. Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão. E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel. Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
Neste culto mantive a palavra da mensagem para que pudesse colocar para os ouvintes detalhes da vida deste rei, rejeitado e descompensado pelo abandono da sua própria família.
Jefte foi realmente vitorioso contra os Amonitas, mas pagou um preço muito caro pela sua imprudência, Deus lhe daria a vitória, mas ele foi quem cometeu tamanho erro com a promessa que fez. Não devemos prometer a Deus aquilo que não podemos cumprir, pois muitas vezes deixam de cumprir o que prometeram a Deus por se arrependerem mais tarde da promessa, alguns até esquecem o que prometeram. Não foi este o caso de Jefte, assim como prometeu cumpriu, mas chorou as suas lágrimas pela filha que entregou em holocausto.
O retrato passado tanto na mensagem quanto no culto é o de uma pessoa doente, com feridas na alma, com traumas de uma infância em desamor. Todos precisamos curar essas feridas, pequenas ou grandes elas são o desconforto em nossas vidas. Algumas pessoas teem suas vidas arruinadas, travadas, desconhecem os motivos até que se vá buscar pelos traumas e lá esta aquilo que causava tantos danos.
Almejar vitorias é coisa de homem realmente, mas para que ela chegue é preciso se conscientizar do que iremos fazer para obte-la. Deus nos promete vitoria e com Ele podemos estar certos de recebê-la, porem é necessário avaliarmos a nossa força e isso diz respeito ao nosso viver. Amém