O livro do Gênesis: O primeiro livro da Bíblia recebeu o nome de Gênesis porque narra a gênese, isto é, a origem do mundo, dos seres humanos, do pecado, do ódio, das raças humanas e do povo de Israel. Seus escritos datam entre os séculos IX e VI aC, sua redação final aconteceu no séc. V aC. Está assim dividido: Gn 1-11 é a história das origens da humanidade. Gn 12-25 é a história dos patriarcas Abraão, Isaac, Jacó e José ( um dos filhos de Jacó).
O livro do Êxodo: Na Bíblia hebraica, esse livro se chama Nomes, porque começa relatando os nomes dos filhos de Jacó que desceram, para o Egito. Na Bíblia grega recebeu o titulo de Êxodo, que significa saída. Esse titulo resume o conteúdo do livro, a saída ou libertação dos israelitas do Egito. Porém, o livro não narra apenas a saída do Egito, mas sobretudo, a manifestação de Deus na montanha do Sinai e a Aliança O livro está assim dividido: Libertação do Egito Caminho pelo deserto do Sinai. A Aliança do Sinai.
O livro do Levítico. Esse título faz referência ao conteúdo do livro, que é um grande código de leis, na sua maioria referentes ao culto e ao sacerdócio. Todos os sacerdotes judeus eram da tribo de Levi. Daí o nome do livro: levítico, isto é, da tribo de Levi, ou seja os sacerdotes e levitas. O livro pode ser dividido em duas grandes partes: Parte cultual, com leis referentes ao culto (Lv 1-16). Parte legal, contendo leis que abrangem toda a vida do povo (Lv 17-26
O livro de Números. Na Tradição hebraica, esse livro é denominado Deserto, justamente porque narra a travessia do deserto pelos israelitas. Porém na tradução grega, recebeu o nome de Números por causa dos recenseamentos apresentados, sobretudo nos capítulos 1-4 e 26. O livro pode ser dividido em três partes, tendo como base os três principais lugares onde os israelitas acamparam: o monte Sinai : Nm 1-10,10 – no monte Sinai. Nm 10, 11-21 – no deserto entre o monte Sinai e a região de Moab. Nm 22-36 – nas planícies de Moab. O livro apresenta o Israel do deserto como Israel ideal
O livro do Deuteronômio. O último livro do Pentateuco recebeu este nome que significa exatamente segunda lei. Na realidade, não se trata de uma segunda Lei, mas de uma segunda cópia da Lei. A maior parte do livro é formada por leis que repetem muitas vezes as apresentadas em Ex e Lv. O livro é formado por três discursos de Moisés, pronunciados em Moab pouco antes de sua morte. O objetivo dos discursos é confirmar a aliança do Sinai. primeiro discurso de Moisés – Dt 1, 1-4, 40. segundo discurso de Moisés (primeira parte) Dt 4, 41-11,32. segundo discurso de Moisés (segunda parte) Dt 26, 16-28, 69 terceiro discurso de Moisés – Dt 29, 1-30, 20 apêndice histórico – Dt 31-34.
Pra. Maria do Rocio